Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Curso ensina profissionais identificarem quais cores favorecem a beleza de cada pessoa

Se já trabalha na área de moda e quer ampliar sua área de atuação no mercado, uma oportunidade é empreender como analista de coloração pessoal. O serviço envolve uma análise da influência das cores na imagem pessoal e a definição do leque de opções de cores que mais favorecem a beleza da cliente ou do cliente.

O Senac Roraima está com inscrições abertas para o curso que vai iniciar no dia 30 de março, na unidade da Major Williams. De acordo com a instrutora dos cursos de Moda da instituição, Jéssica Alves, os alunos terão uma parte teórica, quando será abordado desde a psicologia e a simbologia das cores, a apresentação do círculo cromático, até a análise de coloração em si que os alunos terão oportunidade de treinar em alguns voluntários.

Jéssica explica que o estudo de cores não é recente, mas que os trabalhos relacionados à moda entraram em voga nos últimos 10 anos. “E mesmo assim ainda temos até hoje aquelas pessoas com o costume de usar apenas o branco, preto ou cinza, ainda com muito medo de ousar. E a análise de cores serve para fazer o cliente entender, não só como usar as cores, mas saber quais mais o favorecem. Não é uma simples combinação. É sobre o que fica melhor no tom da pele, com a cor do cabelo e da sobrancelha”, completa.

Para isso, o participante do curso aprende por meio do método sazonal expandido a fazer essa avaliação de cores. Segundo a instrutora, esse caminho é necessário para se chegar na cartela de cores de cada cliente. O método é feito por meio de análise de três características da pele: temperatura, se é quente ou fria; a intensidade, se é suave ou intensa; e a profundidade, se é clara ou escura, a partir do contraste natural.

“Depois dessa primeira etapa, a gente vê se mesmo depois dessa degradação de cinza, você consegue usar as estampas que sejam, por exemplo, baixo, médio ou alto contraste, de acordo com o contraste natural. Em seguida, avalia qual é a intensidade. Passa para o método comparativo de tecidos: se a pessoa fica melhor nas cores mais intensas, como um cetim [com brilho], ou com cores mais suaves. Depois analisa se fica melhor com cores claras ou escuras e se fica melhor em cores quentes ou cores frias. Por fim, analisa quais são os tons que ficam mais harmônicos para a pele da pessoa: se quentes ou frios”, descreve.

O curso é de formação inicial e pessoas a partir de 16 anos já pode participar. O horário é das 14h às 17h e o valor da capacitação custa R$170,00. As formas de pagamento são à vista ou em três vezes no cartão. Quem tem carteira do Sesc ganha desconto de 15% e estudantes também garante desconto. Para se inscrever, basta levar RG e comprovante de residência. 

A INSTRUTORA

Jéssica Alves é designer de Moda pela Faculdade Senac de Pernambuco. É especialista em direção criativa de moda, aperfeiçoamento nas áreas de Estilo, Confecção Moulage e Marketing de influência. Analista de coloração pessoal da Studio Immage.