Juntamente com os demais profissionais da área da saúde, os enfermeiros estão na linha de frente no combate ao Covid-19 em todo mundo. A Semana de Enfermagem da Estácio da Amazônia vai dedicar esse momento de debates e aprendizado para falar sobre o enfrentamento à pandemia, os desafios da profissão nesse novo cenário mundial da saúde.
O evento começa nesta quarta-feira (20), a partir das 17h, e será realizado totalmente em ambiente online. Os alunos da instituição e convidados vão acessar as salas de palestras pela plataforma Teams. Para garantir lugar na plataforma, os alunos precisam se inscrever pelo campus virtual.
A abertura da Semana de Enfermagem será às 17h com a participação da coordenação do curso, formada pelas professoras Cleiry Moreira, Daniela Trindade e Ellen Martins. O debate de abertura lembrará o bicentenário da precursora da enfermagem, Florence de Nightingale, e discutirá o desafio da enfermagem em meio à pandemia. No mesmo dia, uma palestra encerra a programação com o tema ‘Fortalecimento da atenção primária à saúde no contexto da Covid-19 em Roraima’, que terá a enfermeira Nadja Salgueiro como facilitadora.
‘A importância da enfermagem frente ao combate à Covid-19’ será discutida no dia 21 de maio, iniciando às 19h. A discussão terá a participação de representantes da enfermagem que atuam nas unidades de saúde do Estado, como Hospital Geral e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, as enfermeiras Ester Faria, Daniele Alves e Regiany Santos.
O encerramento da Semana de Enfermagem terá a participação dos médicos infectologistas Roberto Carbonell e Alessandra Martins, além do fisioterapeuta Lisandro Cerveira e da enfermeira Karina Brasil. O tema central da mesa redonda será o ‘Profissional da saúde no enfrentamento e perspectiva à pandemia no extremo norte do país – Roraima’.