Está em home office? Veja cuidados coma postura e o tempo sentado em frente ao computador

Com o distanciamento social, única forma encontrada, até o momento, para tentar diminuir a transmissão da Covid-19, muita gente está trabalhando de casa para garantir o sustento da família. Mas se no ambiente próprio para o trabalho já é comum algum funcionário ter queixas de dores na coluna ou de cabeça, como evitar esses problemas com o home office onde nem sempre temos um local ou móveis adequados para essa atividade?

Ana Paula Oliveira, professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio da Amazônia, explica que é importante ficar atento ao local onde vai desempenhar suas funções porque a mudança repentina de ambiente “pode afetar estruturas importantes do nosso corpo que estão ligadas ao movimento, como as articulações, ossos e músculos”.

As dores musculares são as queixas mais comuns quando não se tem uma postura correta, a cadeira adequada ou uma mesa muito alta ou baixa demais. “Quando a musculatura fica muito tempo em uma posição, ela cansa, se fadiga, e começamos a ter sintomas de ‘queimação’. Quando essa estrutura já está bastante comprometida outras estruturas também sofrem. Podemos dizer que as bursas sinoviais [bolsa de líquido localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça um osso], os tendões e os nervos também podem sentir esse desajuste”, explica.

Para  evitar mais sofrimentos, a professora dá algumas dicas do que fazer para não ter dores com o trabalho em casa. Se você foi pego de surpresa e não tinha um escritório montado, Ana Paula orienta que é preciso evitar sofás e cama para trabalhar. “Procure móveis como mesas e escrivaninhas. Tente deixar a visão do seu trabalho elevado como se estivesse conversando cara a cara com alguém. Também é preciso deixar os cotovelos fora da mesa para evitar que seu corpo se debruce sobre o móvel”, completa.

A atenção com o quadril é outra recomendação da especialista. Cuidado, portanto, não ficar sentada na sua coluna, ao invés de sentar no bumbum. “O que acontece é que, ao permanecer muito tempo sentado, começamos a escorregar na cadeira, no sofá, na cama, e quando percebemos estamos sentados na coluna lombar e não no bumbum. Esse processo também acarreta dores e prejudica a função dos membros inferiores”, explica, lembrando que os pés devem estar no chão apoiados sobre qualquer superfície que deixe os joelhos a 90 graus.

A fisioterapeuta alerta que para evitar dores e desconfortos, outra estrutura do corpo que precisa de cuidado durante no home office é a cabeça. “Quanto mais inclinada para baixo, mais problemas traremos para o nosso pescoço. A postura da cabeça ao olhar para a tela do computador ou de um celular, acaba sobrecarregando a coluna cervical. A compressão excessiva das partes traseira e frontal do pescoço pode resultar em dores musculares, tendinites, estiramentos e até hérnias de disco”, alerta.

Por fim, ela recomenda sempre a cada 30 minutos fazer pausas porque isso ajuda a diminuir o cansaço muscular e articular. Uma dica, segundo Ana Paula, é não deixar a água à mão e na sua mesa porque assim você não terá motivos para se levantar. “Deixe um alarme no seu celular ou lembretes a sua vista com post it. Levante, ande, se espreguice, estique esses músculos que estão fadigando com o trabalho repetitivo”, orienta.

E completa: “A postura correta é aquela que você não sente dor. Veja, se você tem um leve desvio na coluna há 30 anos e de repente você acha que está fazendo algo errado e tenta se ‘ajustar’ aos padrões, você sentirá dor. A nova postura adquirida pode até estar correta, mas se ela te causa dores, não está mais. Os leves desvios que adquirimos ao longo da vida não podem e não devem ser mudados de uma hora para outra. Isso demanda tempo e tratamento pessoal”.