Integrantes de projeto social Crescer participam de curso de empreendedorismo

Entender os aspectos de um negócio e saber o que é necessário para a sustentabilidade do empreendimento. Estas informações são essenciais para quem pretende se tornar um microempreendedor individual e vão fazer a diferença para cerca de 50 integrantes do Projeto Crescer que participam de uma capacitação do Programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e o Sebrae Roraima, durante esta semana no núcleo Pintolândia.

As aulas são ofertadas para as turmas da manhã e tarde. Segundo o gerente do núcleo Pintolândia, Douglas Rafael Cavalcante, o curso é a continuidade do trabalho desenvolvido no projeto, onde os alunos aprendem diferentes atividades laborais nas oficinas de Artesanato, Panificação, Moda e Educação para o Trânsito, além do Berçário. “O foco do projeto nesse semestre foi a linha de produção. Não adianta os alunos só confeccionarem e o produto não ter um destino, que seria o vender, o comprar, o investir. A gente trouxe o curso do Sebrae para que eles conheçam essa parte de ser um empreendedor, até porque, tem alunos que levam o ofício que aprenderam no Crescer para sua vida profissional”, explicou.

O curso tem duração de 20 horas e aborda temas básicos para a gestão e fortalecimento dos pequenos negócios. As oficinas são divididas em: SEI Empreender, SEI Planejar, SEI Formar preço, SEI Vender, SEI Comprar, além de outras orientações sobre finanças pessoais e atendimento ao público. De acordo com a instrutora do curso, Francisca Conrado, do Sebrae/RR, o objetivo é despertar o comportamento empreendedor dos jovens do projeto.  “A intenção é passar para eles a concepção do negócio, como pensar e planejar. É fazer com que eles aprendam a vender, comprar, formar preço, controlar o dinheiro, ou seja, ter uma visão do negócio como um todo, prepará-los para o mercado quando saírem do projeto. Eles são muito participativos e isso é isso é muito positivo no mundo dos negócios”, explicou.

Além das aulas, os alunos receberam kits com cartilhas e outras ferramentas para reforçarem as dicas de como gerenciar melhor um empreendimento. Orientações que a Carla Delcivânia Paulino, 18 anos, pretende colocar em prática em breve. “Eu frequento a oficina de Artesanato e pretendo comercializar os produtos que aprendi a confeccionar As pessoas falam muito da crise e essa é uma oportunidade pra gente aprender a vender e investir nesse momento”, comentou.

A capacitação do SEI será realizada até sexta-feira, 2, nos períodos da manhã e tarde, no núcleo Pintolândia. No início do mês de agosto, o curso foi ofertado para os integrantes do Projeto Crescer que frequentam o núcleo Calungá.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Boa Vista