A Estácio da Amazônia já se prepara para retomar o atendimento gratuito do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), especialmente para orientar os contribuintes de baixa renda para corrigir eventuais problemas na declaração de imposto de renda deste ano. Isso porque já está é possível descobrir se o contribuinte caiu na malha fina da Receita Federal ou se deixou de repassar algum dado e precisará fazer a declaração retificadora.
Ainda com atendimento remoto pela internet, o Núcleo volta a atender dia 4 de agosto, conforme informou o coordenador do NAF, professor Eduardo Merlim. Segundo ele, além da retificação e auxílio nas respostas de notificações para a Receita Federal, os alunos vão poder também ajudar na emissão do DARF para parcelamentos.
Para solicitar atendimento, os contribuintes precisam enviar e-mail para o endereço naf.amazonia@estacio.br. Para o estágio no segundo semestre, novos alunos do curso de Ciências Contábeis serão selecionados e passarão por qualificação, que é feita por uma equipe de profissionais da Receita Federal.
1° SEMESTRE
O Núcleo de Apoio Contábil da Estácio da Amazônia realizou no primeiro semestre um total de 86 atendimentos, via e-mail, auxiliando os contribuintes não só com dúvidas sobre declaração de imposto de renda, mas também realizando inscrição, consulta e regularização de CPF a quem buscou auxílio emergencial.
O professor observou que o número de atendimentos diminuiu devido ao período cheio de incertezas e novos desafios que todo mundo viveu este ano. Ele lembra que houve receio por parte dos contribuintes em repassar informações pessoais em atendimento online, bem como dificuldades no próprio acesso à internet.