Para promover o intercâmbio e a troca de experiências entre público, atores locais e nacionais, o Aldeia Cruviana desta quinta-feira, 1 de setembro contará com a participação da Cia Teatral Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN) e grupos locais convidados para o “Pensamento Giratório”, um debate cultural. O convite se estende para toda comunidade, às 20h, no Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana).
Renato Barbosa, coordenador de cultura do Sesc-RR será o mediador do encontro que busca despertar e debater o significado da presença do ator e da musicalização como elemento dramático, produzir métodos de integração com o cenário local, colaborando sempre para a pluralidade cênica. Afirma a importância do teatro como formador de opinião e fator importante para a produção local. “A proposta deste encontro é expor e relatar toda a trajetória da companhia, além de envolver e discutir com o público o processo de montagem de espetáculo, texto, figurino e etc. Os atores convidados irão compartilhar e dialogar com o público suas experiências e vivências. Proporcionando assim novas sensações e boas reflexões sobre a cultura popular, sua preservação e o mundo de quem faz arte”, explicou Renato.
Cia Pão Doce de Teatro – A Cia. Pão Doce de Teatro, de Mossoró-RN, nasceu da união de um grupo de atores para realização de uma única apresentação do espetáculo ‘A Aurora da Minha Vida’, de Naum Alves de Souza, em comemoração aos 100 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia, a partir daí, não parou mais. Hoje estão entre os mais importantes grupos teatrais no cenário cultural norte-rio-grandense, seguindo desde 2002 (quando se organizou jurídica e estruturalmente) uma linha de atuação e pesquisa que contempla todas as idades.
O grupo já circulou por diversas cidades do nordeste e desenvolveu durante dois anos um trabalho em mais de vinte zonas rurais no estado do Rio Grande do Norte. Com o tempo, aumentou o interesse de estar cada vez mais próximo do público, surgindo assim em 2014, o primeiro espetáculo de rua, ‘A Casatória C’a Defunta’. Contemplado com o Prêmio Fomento de Incentivo às Artes, este é o primeiro espetáculo do grupo que conta com texto e músicas autorais.
‘Casatória C’a Defunta’ – O espetáculo se define em três diretrizes: pesquisa, criação e formação cultural. Conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pés-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida.
Aldeia Cruviana – Nesta edição, outros projetos serão envolvidos como: Palco Giratório, Mostra Sesc Cenas Curtas de Teatro, Overdoze, além de projetos de educação da Escola Sesc. Com a temática Educação e Arte, o Aldeia Cruviana 2016 é considerado como uma exposição do produto artístico local e nacional, permitindo o acesso à cinema, artes plásticas, teatro, música e dança.
Pensamento Giratório – Um dos papéis da cultura é o intercâmbio e a troca de experiências entre artistas, produtores e comunidade, para isso o Sesc-RR promove o “Pensamento Giratório”, na programação do Aldeia Cruviana.
Fonte: Ascom SESC