Nem mesmo com as mudanças bruscas que o mundo todo teve que promover diante da inesperada pandemia da Covid-19, a Estácio da Amazônia deixou de cumprir o calendário acadêmico da instituição e realizar eventos importantes e já tradicionais. Esse é o caso do Encontro de Iniciação Científica e Extensão da Estácio Amazônia que este ano entra para 12a edição e terá a participação de 137 apresentações de trabalhos científicos, no período de 4 a 6 de novembro.
Além dos trabalhos acadêmicos, o encontro oferecerá palestras e mesas redondas todos os dias, a partir das 19h. Estão previstos bate-papos sobre clima espacial, as diversas possibilidades de turismo para Roraima, reflexos da violência contra a mulher no estado, e uma mesa redonda sobre pesquisa e produtividade docente na Estácio da Amazônia.
Dos trabalhos científicos que serão apresentados ao longo dos três dias, quase 60% dos projetos são da área temática voltada para “Prevenção, cuidado e tecnologia em saúde”. Em segundo lugar em quantidade de trabalhos está a temática “Estratégias e Tecnologia”. Os demais são das áreas de “Direitos humanos, constitucional e meio ambiente” e “Processos Educacionais”.
EVENTO ONLINE
Como quase tudo que acabou sendo realizado este ano, o Encontro de Iniciação Científica será online e todas as informações e inscrições estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/XIIEICEA.
Este ano a Estácio recebeu em torno de 240 trabalhos acadêmicos entre artigos completos, artigos curtos e resumos científicos. O Comitê Científico do evento avaliou e selecionou para apresentações online e publicação nos anais do Encontro 137 trabalhos acadêmicos. Destes, foram selecionados 42 trabalhos completos, um artigo curto e 94 resumos científicos.
Para acompanhar todas as apresentações, é necessário se inscrever em cada uma das atividades. “Até o momento o evento já conta com 350 acadêmicos inscritos. A Comissão Organizadora destaca que somente haverá certificados de participação se os participantes se inscreverem em cada uma das atividades, pois os certificados serão disponibilizados de forma online, bem como a frequência de participação que será computada, conforme o acesso nas atividades do evento por meio da plataforma do evento”, explica o coordenador do Encontro, pró-reitor de pós-graduação da Estácio, professor Wender Antônio da Silva.
Já os aprovados para apresentar trabalhos acadêmicos terão que utilizar modelo de apresentação disponibilizado no link https://drive.google.com/file/d/1T42b0rsmNNvrgo0UYaHlfFcSVdjMFj-R/view, e gravar um vídeo, conforme o tutorial disponibilizado pela organização do encontro também na internet:https://blog.even3.com.br/conferencia-online-como-gravar/.
“Lembrando que o tempo do vídeo será de acordo com o tipo do trabalho: artigo completo: no máximo de 30 minutos; artigo curto: no máximo 15 minutos; resumo científico: no máximo 10 minutos. Todos os trabalhos deverão seguir os modelos de apresentação e após a gravação, o autor deverá enviar até o dia 1o de novembro, apenas o link para o e-mail: eicea2019@gmail.com”, reforçou o pró-reitor.
REVISTA CIENTÍFICA
O professor lembra que ainda vai acontecer uma segunda avaliação com os 42 artigos completos que foram aprovados para o Encontro de Iniciação Científica. Dessa vez, a seleção é para escolher os seis trabalhos que serão publicados na Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico. “O resultado será apresentado após a apresentação dos trabalhos no evento científico e a previsão é que a edição especial da revista com estes trabalhos seja publicada até fevereiro de 2021”, completou.
Para acessar as edições anteriores da revista, basta clicar em http://periodicos.estacio.br/index.php/pkcroraima.