Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Fotógrafa mineira inclui Roraima em projeto itinerante por vários estados do país

Como em muitas histórias de paixões reprimidas que levam anos para se tornar uma profissão de verdade, o caso da mineira Ana Luiza David não é diferente. Ela sempre cativou o amor pela fotografia como um hobby, mas quando ainda estava na faculdade de Direito, há 8 anos, resolveu levar a sério essa atividade e desde então só tem se aprimorado. Este ano colocou em prática um sonho antigo: o projeto “Ensaio por temporada”.

Foi dessa forma que Roraima entrou para a lista de destinos que a fotógrafa pretende percorrer por todo o Brasil nos próximos meses. Em novembro, ela chega a Boa Vista para fazer ensaios na cidade no período de 10a 15 de novembro. A itinerância começou pela capital mineira, em setembro, além de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Fortaleza, no Ceará.

Ela explica que o projeto vai muito além de apenas conhecer a diversidade do país e levar seu nome para todos os lugares do Brasil. “A ideia é passar uma temporada em cada lugar, fotografando ensaios, conhecendo pessoas, fazendo parcerias, divulgando o trabalho de profissionais locais, trocando experiências e, principalmente, mostrar que a arte não tem fronteiras”, ressalta, contando que daqui vai para Belém (PA) e Salvador (BA), em dezembro.

Ela lembra que o sonho de viajar pelo Brasil é antigo, mas foi durante a quarentena para evitar a transmissão da Covid-19, que amadureceu de vez a ideia de colocar em prática o projeto. “Durante a quarentena fiz ensaios à distância por videochamada e, até a retomada dos eventos de casamentos, estou percorrendo o Brasil com o projeto ‘Ensaio por Temporada’. E abracei forte a primeira oportunidade de conhecer Boa Vista e coloquei o projeto pra rodar”, explica.

Ana Luiza tem 31 anos, é natural de Cláudio, uma cidade que fica a 130 quilômetros de distância de Belo Horizonte. Quando comprou a primeira câmera fotográfica, ela lembra que os amigos e familiares foram os “cobaias” de seu trabalho, que logo cresceu e ela passou a fazer ensaios de famílias, grávidas, aniversários de 15 anos, casais, até encontrar a área que iria fisgar seu coração: festas de casamentos.

“Busquei especialização na área, fiz o curso completo de fotografia pela Escola de Imagem em Belo Horizonte e, logo depois, workshops nas áreas de casamento, fotografia de ensaio e fluxo; e tratamento de imagem no Adobe Lightroom e Photoshop”, conta.

Sobre como pretende atuar em Boa Vista, Ana Luiza explica que sempre sugere aos clientes que eles façam seus ensaios nos lugares onde se sentem mais à vontade. “Com exceção do corporativo que em alguns casos é feito em estúdio, ou quando permitido, feito no próprio ambiente de trabalho”, ressalta.

Mas a proposta da fotógrafa é fazer o ensaio na casa ou nos lugares mais comuns onde a pessoa frequenta. “Mesmo assim, quando há a necessidade de um local externo, decidimos juntos a locação, de acordo com o tipo de ensaio, algum local afetivo do cliente ou até mesmo de acordo com a distância e o tempo de deslocamento. Nesta forma de trabalho, principalmente, preciso que o cliente me mostre opções de locação e juntos possamos trocar ideias e decidir”, explica.

Para a temporada em Roraima, ela pretende fazer três tipos de ensaios: corporativo, feminino e família. No material de divulgação da fotógrafa, a profissional adianta quais os tipos de roupas e acessórios necessários para cada tipo de ensaio, dá orientações sobre maquiagem, além de sugerir os sapatos adequados e uma playlist pra acompanhar o momento. Para saber mais, basta falar com Ana Luiza no telefone (31) 98424-8797(whatsapp).