Mestrado em Recursos Hídricos está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro

Uma parceria entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e diversas instituições de ensino superior pública está oferecendo mais uma vez o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão de Recursos Hídricos, o ProfÁgua. Mais uma oportunidade está sendo lançada com mais de 240 vagas. Para Roraima, foram oferecidas 15 vagas.

O período de inscrição segue aberto até o dia 15 de fevereiro. A parceria no estado foi firmada com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) que é quem coordena a seleção e conclusão do curso dos alunos de Roraima. O processo seletivo, inclusive, está disponível na página da UFRR, acessando o link https://ufrr.br/profagua/

Para se inscrever, é necessário incluir no sistema de inscrição a proposta de projeto de pesquisa e documentos que comprovem formação, experiência profissional e trabalhos acadêmicos. A comissão de avaliação fará uma análise de títulos dos candidatos com base no currículo e documentos anexados durante a inscrição. 

Este ano, em virtude da pandemia do COVID-19 o processo seletivo não contará com etapas presenciais. Portanto, além da análise curricular, o candidato precisará enviar um vídeo com um tempo, mínimo, de duração de cinco minutos e, máximo, de 10 minutos. Nessa gravação, o candidato vai apresentar à comissão de avaliação, explicando quais as motivações que o levaram a participar do processo seletivo.

O mestrado possui duas linhas de pesquisa. A primeira é de ‘Instrumentos da Política de Recursos Hídricos’, e a segunda é voltada para ‘Regulação e governança de Recursos Hídricos’. Mais detalhes sobre o que cada uma pretende abordar, e como os candidatos devem direcionar seus projetos, podem ser obtidos no link: https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua/programa/areas-de-concentracao-e-linhas-de-pesquisa/

PROFÁGUA

O Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão de Recursos Hídricos, o ProfÁgua, foi demandado pela ANA à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de proporcionar ampla formação aos alunos para aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos.

A ideia é que esses profissionais compreendam ainda mais e incorporem as dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros. A meta é que os alunos desenvolvamhabilidades, atitudes e valores que aprimorem suas competências pessoais e profissionais e o qualifiquem para lidar com os problemas associados às questões complexas da gestão das águas.