Há sete anos, foi lançado no país o prêmio máximo da gastronomia brasileira, o Dolmã, que enaltece chefs e profissionais de cozinha que se destacam no cenário gastronômico regional ou nacional. De Roraima, estão concorrendo os chefs André Luís de Souza, Hélio Araújo eJorge Cardoso.
Na categoria Nacional, um representante de cada região concorre ao Oscar da gastronomia brasileira. Da região norte está concorrendo o chef Deocleciano Brito, do Acre. A votação é online e para participar, é necessário acessar a página do prêmio no Facebook, no link: https://www.facebook.com/premionacionaldolma.
Devido a pandemia, os organizadores da premiação suspenderam a votação e agora em fevereiro os votos voltam a ser computados para os chefs favoritos dos internautas. Conforme o regulamento, uma pessoa só votar uma única vez, mas poderá votar em um chef de um estado ou nos chefs de todos os estados e escolher um chef para a categoria nacional.
Antes de iniciar a escolha dos candidatos, o internauta precisa preencher um cadastro para validar o voto.
A votação já está liberada e segue até às 23h45 do dia 13 de março, horário de Brasília. Até março de 2020, o Prêmio Dolmã já tinha computado mais de 15 mil votos. O resultado final dos chefs premiados na categoria estadual e nacional serão anunciados nos dias 27 e 28 de março, durante a realização da cerimônia Dólmã online, o Tapete Vermelho da Gastronomia Brasileira.
Conheça um pouco dos finalistas de Roraima, no prêmio Dolmã regional:
Chef André Luís de Souza, 43 anos.
Natural de São Paulo, iniciou a vida profissional em 1990, e de lá para cá jamais deixou de cozinhar. Sua formação aconteceu por meio de cursos técnicos, oferecidos pelo Senac e Sebrae na cidade de São José do Rio Preto (SP). Possui especialização em cozinha internacional, cozinha para eventos, industrial, além da experiência profissional do dia a dia de 30 anos de profissão. Mora em Boa Vista desde 2002. Em Roraima, ministrou aulas de culinária com turmas independentes e também através Sest/Senat e Senai. Além do próprio restaurante, já trabalhou no comando de cozinhas tradicionais da cidade, como Trigo’s Gourmet, choperia Premium, Catalano’s Petiscaria, Coruja Burger, além de ter estado à frente da administração do bar e lanchonete Pit Stop durante cinco anos. Atualmente, coordena a equipe de cozinha do restaurante Maria Bonita, trabalhando com gastronomia mais caseira e regional do estado.
Chef Hélio Souza Araújo, 31 anos.
Formado em gastronomia pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Buenos Aires. É instrutor de diversos cursos do segmento da gastronomia e turismo desde 2013 pelo Senac/RR. Ministrou cursos, oficinas, palestras, workshops e aulas-show em eventos regionais e nacionais. Foi gestor da unidade hoteleira do Sesc Tepequém no ano de 2019. É consultor há mais de cinco anos e especialista em abertura de novos negócios de A&B. Ele também oferece treinamentos específicos para formação de cardápios e de aperfeiçoamento de equipes. É um apaixonado pela História da Alimentação e Cozinha regional de Roraima e Amazônica.
Chef Jorge Cardoso, 33 anos
Roraimense, profissional de gastronomia desde o ano de 2010. É graduado pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas, especializado em cozinha regional amazônica, cozinha italiana e cozinha molecular. Trabalhou como consultor e chef em vários restaurantes da capital. É professor do curso de gastronomia do Centro Universitário Claretiano desde 2018 e atualmente é chef executivo do Riu Restaurante.