Match Social: 3 motivos para monitorar notícias nas redes sociais

O uso das redes sociais mudou vários comportamentos na sociedade. Entre eles, a maneira de consumir e interagir com notícias, já que o público tem buscado se informar por essas plataformas. Para as marcas, essa nova configuração leva à necessidade de ferramentas como o Match Social, solução para rastrear e analisar notícias em tempo real. 

As redes sociais, que surgiram apenas como uma forma de encontrar amigos, falar sobre a vida e ingressar em grupos diversificados, hoje, dividem o espaço que antes era apenas dos jornais e sites de notícias.

Neste sentido, o relatório Digital News Report 2020, realizado em 40 países pelo Reuters Institute, mostra que jornais locais e sites continuam sendo a principal fonte de informação. Porém, as redes sociais são usadas para se informar por 31% dos usuários. E o Facebook continua sendo o canal mais acessado, seguido do YouTube, WhatsApp e Twitter.

No Brasil, o mesmo relatório aponta que as redes sociais ultrapassaram a televisão no consumo de notícias, representadas por, respectivamente, 67% e 66% dos usuários da internet – resultado inédito em sete anos

Apesar da diferença entre mídias sociais e TV não ser tão expressiva, esse índice alerta profissionais de comunicação para o monitoramento de notícias nas redes sociais.

E, para isso, plataformas como o Match Social são fundamentais. Afinal, mais do que apenas os likes, o sistema coleta informações qualitativas. Além disso, permite entender exatamente a repercussão de uma notícia e ajuda a traçar estratégias com maiores chances de sucesso.

Por que usar o Match Social

Com, literalmente, bilhões de usuários que leem e comentam notícias nas redes sociais todos os dias, foi-se o tempo em que era suficiente criar uma conta no Instagram, Facebook ou em qualquer outra mídia e interagir com os seguidores, responder um ou outro comentário. 

Como bem sabemos, dados são um farol para os profissionais da comunicação. Eles são capazes de guiá-los por águas turbulentas, como em crises de imagem, má repercussão de uma notícia ou até mesmo na direção de novas oportunidades.

Dessa forma, captar e mensurar resultados das mídias sociais são atividades essenciais para as empresas. Ao investirem nisso, os negócios são contemplados com informações que auxiliam nas tomadas de decisão inteligentes e ágeis. 

Confira algumas das vantagens de instrumentos de monitoramento como o Match Social:

1. Esteja um passo à frente

As críticas virão. Sempre. É inevitável que isso aconteça. Porém, esse feedback não precisa ser encarado como algo tão ruim assim.

Estar atento aos comentários significa se abastecer de informações que indicam como o público está reagindo a uma determinada notícia – que pode ser relacionada à marca, a um produto ou serviço, evento.

Assim, acompanhando simultaneamente hashtags, menções e comentários, os profissionais da comunicação podem ficar um passo à frente da crise, já que a repetição de um tipo de ação nas redes sociais (positiva ou negativa) indica uma tendência, a qual é necessário prestar atenção.

E, a partir dessa análise, é possível estabelecer quais as melhores táticas para lidar com a situação. 

2. Alcance  novos públicos

Notícias costumam atingir bem mais pessoas do que apenas aquele perfil que geralmente interage com uma marca. E isso vale para a imprensa convencional e para as notícias que circulam nas redes sociais. Mas como isso pode ser útil para uma empresa? Conhecendo o público, simples assim. 

Ao mensurar os dados coletados (que podem incluir comentário, sentimento, hashtags), é possível identificar ainda mais pessoas com as quais há grandes chances de se desenvolver relações verdadeiras e cativar.

Portanto,  com a inteligência artificial da plataforma Match Social, pode-se identificar a repercussão do conteúdo entre o público. 

3. Fique de olho na concorrência

Além de saber o que as pessoas estão comentando e como estão interagindo com a própria marca, acompanhar no Match Social o que se diz dos concorrentes nas notícias publicadas e compartilhadas nas redes sociais é uma estratégia útil para a comunicação.

Este monitoramento revela quais ações os concorrentes estão executando, como eles estão se saindo no mercado e com o público. Além disso, é possível identificar em quais nichos eles estão ou não se inserindo.

Todas essas informações geram insights e oportunidades, que contribuem para novas estratégias, produtos e serviços.

Deu match 

O tal do “match”, tão conhecido nas redes sociais, é sinônimo de um encontro que deu certo.

E é justamente isso que entrega o Match Social, plataforma da Knewin que usa tecnologia exclusiva para rastrear notícias nas mídias, as correlacionando com aquelas da imprensa convencional. Isso resultado literalmente em um “match social”.

A ferramenta usa algoritmos para entender os sentimentos do público, fornece dashboards personalizados (com números de curtidas, compartilhamentos, comentários), mostra o engajamento da  marca e da concorrência, além de gerar relatórios completos. 

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Podemos alavancar os resultados da sua marca com as nossas soluções.