Desfile cívico-militar do 7 de Setembro vai reunir mais de 1.600 alunos

Estudantes de 34 escolas da rede estadual participam na próxima quarta-feira, 7 de setembro, do tradicional desfile cívico-militar, que marca a Independência do Brasil. Mais de 1.630 alunos desfilarão na avenida Ene Garcez, para mostrar seu patriotismo. Dez escolas desfilam com Bandas e Fanfarras e as demais como pelotão. O desfile terá ainda a participação de quatro escolas particulares, do Centro de Equoterapia, da Rede Cidadania e de dez instituições civis.

No desfile deste ano, o destaque fica por conta das escolas Estaduais Luiz Rittler Brito de Lucena e Professora Elza Breves de Carvalho, que adotaram o Ensino Básico Militar. A Rittler de Lucena desfila com 200 alunos, distribuídos em cinco pelotões e a fanfarra. O coronel Cidinei Silva, diretor da escola, explicou que os dois primeiros pelotões são compostos por alunos que foram destaques no primeiro bimestre. Abrindo o desfile, terá alunos carregando estandarte com os emblemas da escola e a participação da Patrulha Escolar. “A Patrulha Escolar desfila nas duas laterais dos pelotões. Esse é um projeto que busca despertar nos alunos o senso de cuidado com o outro e com o meio ambiente, dando-lhes responsabilidades sobre a segurança dos companheiros e zelo pelo meio ambiente escolar. Os patrulheiros de segurança usarão braceletes azuis, já os patrulheiros do meio ambiente estarão com braceletes verdes”, comentou.

Desfile de 7 de setembro. (285)

Pela escola Professora Elza Breves desfilam 150 alunos divididos em três pelotões. “Esse é o primeiro ano que os alunos desfilam como escola de Ensino Básico Militar. Para eles tudo é novidade, mas estão muito empolgados”, disse o coronel Adelson Filgueira, diretor da unidade de ensino. As demais unidades desfilam com uma média de 30 a 40 alunos.

As escolas que se apresentam com Bandas de Fanfarras são: Professora Coema Souto Maior, Monteiro Lobato, Luiz Brito Rittler de Lucena, Mário David Andreazza, Major Alcides Rodrigues dos Santos, Maria das Dores Brasil, Ayrton Senna, Maria dos Prazeres Mota, Professora Raimunda Nonato de Freitas e Vanda Pinto. “Algumas escolas já vêm ensaiando faz alguns meses para o desfile”, disse o coronel Estácio Bezerra, responsável pelo projeto Bandas e Fanfarras na escola.

Além das escolas, os praticantes do Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro participam com apresentação de Volteio (atividade que envolve exercícios característicos da ginástica artística, dinâmicos, estáticos além de acrobáticos combinados a elementos da dança sobre o cavalo ao galope). “Três praticantes farão volteio nos cavalos”, comentou Lara Magalhães, diretora do Centro.

 

Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social