O Grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia realizará, no dia 15 de março, às 18h, horário de Boa Vista – Roraima, o colóquio “Comunicação, Informação e Saberes Ambientais na Amazônia”. O encontro virtual pretende discutir a questão ambiental em campos sociais como ciência, espiritualidade, sociologia e antropologia.
A proposta é debater aspectos relacionados ao meio ambiente na Amazônia e, especificamente, no estado de Roraima. “A live se demonstra relevante, porque vai discutir a questão do meio ambiente de forma não isolada. Então, de fato, vai indicar que a temática deve estar atrelada a outras questões, como sociais, comunitárias, locais, regionais e globais amplas”, explicou o líder do grupo de pesquisa, professor Simão Farias Almeida.
O evento é aberto à comunidade acadêmica. Portanto, haverá certificação aos participantes. “O colóquio vai contar com a contribuição de professores e pesquisadores das áreas de comunicação, jornalismo, ciências da informação e ciências biológicas”, destacou o organizador do encontro.
A live ocorrerá por meio da plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), no link web.rnp.br/WEBCONF/SIMAO.
PROGRAMAÇÃO: José Carlos Franco de Lima (Abertura), Ângela Maria Silva (Pesquisa em fontes de Informações científicas em meio ambiente), Antônia Costa (Ecologia e espiritualidade em época de pandemia), Lisiane Aguiar (Ecofeminismo crítico: perspectiva ética, estética e política), Sewbert Jati (Gases de efeito estufa em Roraima), Simão Farias (Vivências pós-coloniais ambientais das minorias) e Vângela Morais (Os Processos Constitutivos da Comunicação na Pesquisa com os Makuxi e suas Práticas Religiosas).
GRUPO: O grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (CNPq/UFRR) foi criado em 2015 com o propósito de reunir áreas disciplinares e interdisciplinares engajadas com a preservação ambiental e contra as tentativas e as práticas veladas e declaradas de sua destruição. O grupo é vinculado ao Núcleo de Pesquisa ObservaRR da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e promove atividades e cursos relacionados à comunicação, ao jornalismo, ao cinema e à etnomídia ambiental.