O ídolo das quadras se transformou em referência para quem deseja empreender. Na última quarta-feira (31), Roraima recebeu o ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Gilberto Amauri Godoy Filho, o Giba, para uma palestra sobre empreendedorismo.
A ação faz parte do programa Um Show de Empreendedorismo executado pelo Sebrae Roraima e a proposta é conhecer história de pessoas inspiradoras e que também aplicam as características do comportamento empreendedor em suas carreiras. “Nosso objetivo é dar animo e estímulo aos empreendedores em Roraima. Por isso, estamos trazendo grandes nomes para incentivar os nossos empresários. O Giba é um exemplo de superação e veio para nos mostrar como é chegar ao topo e se manter”, destacou a Superintendente do Sebrae Luciana Surita.
Giba é um exemplo de determinação. Ainda criança, enfrentou a luta contra a leucemia. Logo em seguida, descobriu as quadras de vôlei, local que se transformaria no palco das suas maiores realizações. E quando tudo parecia conspirar a favor do iniciante atleta, outro susto: uma lesão no braço que resultou em 15 pontos e a incerteza em relação ao esporte.
Mas, ele não desistiu. E na sua primeira peneira seletiva, levou um não! Isso, porque não tinha altura suficiente para entrar no time. Foi aí, que efetivamente, começou a carreira de empreendedor e atleta profissional de Giba. “Entendi que não tinha o requisito altura. Então, fui buscar um diferencial e percebi que deveria me apoiar na performance. Passei a treinar intensamente, até conseguir saltar a altura de um metro e dez do chão”, conta o atleta.
Capitão da seleção por mais de cinco anos, Giba liderou o time na época mais áurea do voleibol brasileiro. E foi nesta função que melhor empregou seu potencial empreendedor. “O esporte me mostrou que gestão é tudo. Como jogador, aprendi que não preciso ir em todas as bolas e como empresário, a gente aprende que é preciso ter um foco, pois tentar fazer tudo pode dificultar nosso caminho e, aprende que é importante estimular o melhor da sua equipe e, contar sempre com profissionais que nos auxiliem nesse processo”, afirmou.
Para quem acompanhou o evento, o exemplo do atleta que riscou do seu dicionário a palavra desistir, foi um grande estímulo. Essa foi a decisão que o casal Diego Maia e Janaína Santos tiveram que tomar. Em 2011, eles abriram um pequeno negócio no ramo de comércio e restaurante. Mas, devido a problemas, tiveram que fechar as portas. Diego virou funcionário público e Janaína, buscou pela qualificação profissional e hoje, tem um salão de beleza. Os dois não desistiram de empreender. “Me identifiquei muito quando o Giba falou que é na crise que encontramos as oportunidades, pois foi isso que aconteceu comigo. Depois que fechamos as portas, eu me vi desempregada. Mas, não desisti. Fiz um curso no Senac e hoje, trabalho na área da Beleza, que é um dos segmentos que mais cresce no país”, destacou Janaína.
“A gente quase não vê em Roraima personalidades como o Giba. E hoje, a gente aprendeu com ele que é importante manter a autoestima elevada. Achei uma ótima iniciativa do Sebrae”, disse Diego.
Fonte: Ascom Sebrae