A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão oferecer um doutorado interinstitucional em Arquitetura, com 10 vagas para graduados em Arquitetura e áreas afins e que já possuem mestrado. O edital será lançado em abril.
O doutorado interinstitucional Tríplice Fronteira Norte é uma realização do programa de pós-graduação em Arquitetura da UFRJ, considerado o melhor doutorado da área no país, com nota seis no conceito da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
O curso possui três linhas de pesquisa: Arquitetura, projeto e sustentabilidade; Cultura, paisagem e ambiente construído; e Restauração e gestão do patrimônio. As inscrições estão previstas para o período de 28 de abril a 7 de maio de 2021. E o início das aulas devem acontecer em julho de 2021.
De acordo com Marcos Vital, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR, “a ação faz parte das estratégias institucionais de qualificação do servidor”. “Este doutorado atende à demanda do curso de Arquitetura e Urbanismo/UFRR e da comunidade em geral, beneficiando diretamente aqueles que se mostrarem aptos no processo seletivo”, completa.
O doutorado em Arquitetura permitirá qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a atuação em processos de desenvolvimento da região, contribuindo para a melhoria do espaço construído, complementa o professor.
Gratuito e com duração de 48 meses, o curso será custeado com recursos da UFRR suplementados por emenda parlamentar do deputado federal Haroldo Cathedral. Para a coordenação local será designada a professora Graciete Guerra da Costa.
Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Programa da UFRJ:http://www.proarq.fau.ufrj.br/noticias/2014/processo-seletivo-doutorado-interinstitucional-triplice-fronteira-norte-2021.