A ausência das aulas presenciais para a criançada foi uma mudança drástica para a rotina dos pequenos há pouco mais de um ano. A ida à escola é uma das etapas do crescimento infantil que contribui não só para a formação de conhecimento, mas para a interação com os colegas bem como motivar e ensinar sobre a importância da atividade física.
Foi pensando em toda essa privação que as crianças estão passando que a educadora física Marieta Brito lançou esse ano o funcional kids para atender crianças com idade de 4 a 8 anos, seguindo todas as normas sanitárias e cuidados com a higiene que o período requer.
“A rotina das crianças mudou por conta da pandemia. Ficaram limitadas em casa, sem poder sair para sua principal tarefa que é ir para a escola. Pude, então, perceber que filhos de amigas esobrinhos acabaram tendo problemas de interação social, alguns apresentando até mesmo problemas psicológicos, querendo entrar em depressão, com ansiedade. Então eu sei, mais do que ninguém, que ajuda muito as crianças terem essa qualidade de vida”, explica.
E para oferecer não só um momento de lazer, mas também à volta da educação física para a rotina, a professora escolheu a quadra do Bosque dos Papagaios, no bairro Paraviana, para realizar o funcional kids. Segundo ela, o ambiente é aberto, arejado, amplo, importante para controlar o maior distanciamento possível entre uma criança e outra. “Além disso, é um lugar onde os pais vão poder acompanhar e assistir a aula porque é só uma hora por dia”, ressalta.
As turmas possuem vagas limitadas para apenas 12 alunos, não só para colocar as crianças de forma distante como para garantir a atenção que será dada a cada aluno.
Marieta garante que a atividade, apesar de ter o nome funcional e passar uma ideia de atividades “pesadas”, é um exercício recomendado para qualquer pessoa. “Eu consigo atuar de forma mais dinâmica do que a própria musculação. E para as crianças, o treinamento funcional é aquele trabalho que se consegue aperfeiçoar a coordenação motora, a agilidade, a lateralidade, é isso que proporciona nessa faixa etária de 4 a 11 anos”, explica.
A educadora continua, afirmando que os benefícios para as crianças são inúmeros. “Mas posso citar cinco: promove o desenvolvimento motor e cognitivo da criança; proporciona um gasto de energia elevado; gera a consciência corporal e o controle mental das crianças”, completa. A prática do funcional também ajuda a regular o sono e o apetite, e também amplia a percepção coletiva, ou seja, fornece uma interação social maior para a criança, que precisa socializar. “Se para nós adultos a socialização já é uma necessidade e imagina para as crianças”, observa.
Para inscrever os filhos e sobrinhos nas aulas do Funcional Kids, o telefone para contato é (95) 99126-1384 e o instagram da professora é @mariettaaugusta
Alexsandra Sampaio
Especial para o EducaRR