Mais de 45 alunos participaram da I Oficina do Projeto Desbravadores Digitais no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). A oficina, que ocorreu na sexta-feira, 02, contou com a integração das quatro turmas do projeto, cada uma com um tema trabalhado.
Entre os temas estudados estão Praças e Parques, Gastronomia, História e Cultura, e Aventura e Natureza. Nessa oficina os alunos fizeram a entrega da relação dos pontos levantados já aplicados no OpenStreetMap, que é um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável.
Entre os dados levantados nesse primeiro mês do projeto estão 45 praças, 53 atrativos de natureza e aventura, 30 pontos de gastronomia popular e 33 pontos de história e cultura. Esses dados serão usados para concluir o projeto dos pontos interligados pelas ciclovias.
Segundo o gestor do Projeto Desbravadores Digitais, Felipe Rocha, esse foi um momento de interação entre os alunos, é a primeira vez que as quatro turmas se encontram. “Hoje observei um grande avanço na questão da oratória em relação ao primeiro dia de aula, que foi há um mês. Eles vão precisar estar preparados, ser firmes na hora de apresentar a proposta de políticas públicas”, concluiu o gestor.
A aluna Naira Caroline, de 15 anos, faz parte da turma de Praças e Parques, e foi a líder do grupo na hora de apresentar o trabalho feito por eles. “Esse momento é interessante porque além da nossa pesquisa a gente passa a conhecer o levantamento feito pelos nossos colegas em relação aos outros temas”, disse.
Depois do momento da troca de experiências entre os grupos e da reflexão sobre as dificuldades dos alunos em relação as pesquisas, começou mais uma etapa do projeto com o planejamento da segunda proposta de Políticas Públicas. Os alunos levaram para casa a tarefa de identificar a maior necessidade do bairro em que vivem, iniciando assim as pesquisas, com o objetivo de desenvolver o tema do próximo projeto.
Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista