O mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal de Roraima (UFRR) abre no mês de maio o período de inscrição do processo seletivo que vai selecionar os aprovados que devem garantir as 16 vagas oferecidas este ano para o curso.
O prazo de inscrição inicia dia 18 de maio e seguirá aberto até 17 de junho. O mestrado em Antropologia Social terá duas linhas de pesquisas: Processos Identitários e Direitos Diferenciados; e Etnografia Contemporânea, Patrimonialização e Urbanidades. Ao todo, 12 vagas são oferecidas para ampla concorrência e quatro suplementares são reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, os quais concorrerão entre si.
O processo seletivo terá cinco etapas: procedimento de heteroidentificação e de reconhecimento de pessoas com deficiência; prova escrita dissertativa sobre conhecimentos na área de Antropologia (caráter eliminatório e classificatório); avaliação do pré-projeto de pesquisa; defesa do pré-projeto e análise do currículo.
A inscrição deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa – https://sigaa.ufrr.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S). Os interessados em participar deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150,00.
Não pagarão inscrição os candidatos constantes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que, por meio de documentação, comprove ter renda familiar de meio salário-mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários-mínimos. O resultado com a lista de aprovados será divulgado no dia 13 de agosto.