Saiba como aprimorar seu guarda-roupa sem abrir mão de sua personalidade

Você está feliz com o que vê no espelho? Ou acha que precisaria melhorar, por exemplo, o seu guarda-roupa? Sabe porque existe tanta preocupação com o que usamos e como nos apresentamos? Segundo um estudo comportamental de Mehrabian, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), a primeira impressão que toda pessoa deixa onde chega está relacionada 55% com a sua aparência, 37% pelo seu tom de voz e 7% sobre o que você diz. Para desvendar as dúvidas que ainda pairam sob nossas cabeças sobre o estilo adequado para cada personalidade, o serviço de Consultoria de Imagem está buscando cada vez mais estimular nas pessoas a busca pelo autoconhecimento, e assim, tentar entender as verdadeiras expectativas de cada cliente.

Para a consultora de estilo e imagem, Duda Mallet, uma transformação no closet necessita, antes de tudo, de “uma busca interior de autoconhecimento e autopercepção”. Ela explica que o passo inicial para uma mudança é descobrir o que cada pessoa gosta de ver no espelho. Para isso, é necessário provar, usar, reusar, testar novamente, tirar fotos até descobrir quais peças agradam mais. 

O consultor por sua vez vai indicar qual o estilo a cliente tem o perfil, se é esportivo, criativo, romântico, sensual ou um mix de tudo. “É também o momento de analisar quais estão de acordo com suas necessidades de conforto, personalidade e estilo de vida. Só a partir daí é que passamos para a etapa seguinte de renovação do guarda-roupa, se houver necessidade”, explica Duda.

Por conta disso tudo é que um serviço de consultoria de imagem e estilo não é feito da noite para o dia e nem em apenas um encontro. “É uma série de encontros [presenciais ou on-line] onde se busca juntas, aprimorar seu estilo, beleza, imagem e marca pessoal, comportamento, sempre com o intuito de através desse trabalho fortalecer a autoestima, confiança, autoconhecimento e, assim, alcançar suas metas pessoais e profissionais”, explica.

Para a consultora, também especialista em moda e beleza, hoje em dia não é mais possível determinar, por exemplo, que todas as mulheres possuam peças chaves, quando cada pessoa possui um estilo, personalidade e gosto diferente. O que ela defende é a busca pela qualidade e durabilidade das peças. “Não podemos mais exercer aquele hábito de consumo desenfreado de comprar dez blusinhas só porque estavam na promoção, ou várias calças baratinhas, mas que depois de duas lavagens estragam é preciso comprar novas. Nosso consumo deve ser consciente e inteligente, priorizando roupas com tecidos mais duráveis, com cortes e acabamentos elaborados, elementos de design – textura, detalhes de estampa, cores, aplicações – nas peças e que sejam a sua cara, não apenas estejam na ‘promoção’ e por isso você comprou”, observa.

Duda Mallet apontou o processo completo de uma consultoria de imagem pessoal:

1) Gostos e necessidades: o primeiro encontro baseia-se no conhecer da rotina, personalidade, gostos e objetivos da cliente. Também é um momento de entrega do questionário de estilo, para conhecer mais a fundo a relação da cliente com a moda, estilo e autoestima;

2) Morfologia e coloraçãoneste segundo encontro descobriremos qual o tipo físico e também realizar a análise cromática para conhecermos quais cores beneficiam e favorecem o tom de pele. A análise de cores não é realizada no formato on-line!

3) Estilo e identidade visualserá entregue um dossiê com sugestões práticas e exemplificadas de como usar sua imagem e montar looks para atender melhor a rotina, objetivos e necessidades da cliente;

4) Revitalização do closet: este é o momento de colocarmos em prática a identidade visual e estilo, analisando seu closet e realizando manutenção de peças, ajustes e descartes se necessário;

5) Personal shopperde acordo com as necessidades de peças específicas, após a revitalização do closet, é estipulado um valor pela cliente, para realizar compras certeiras e inteligentes visando o novo estilo e imagem pessoal;

6) Montagem de lookscoordenação de looks para dia a dia, festas, trabalho e eventos;

7) Conclusão: aqui será um momento de conclusão da consultoria, como um encontro informal, para conversar e entender como foi para a cliente a experiência e se ainda possui dúvidas.

DUDA MALLET:

Maria Eduarda Mallet é especialista em moda e beleza pela Fundação Armando Alvares Penteado, formou-se em Consultora de Estilo e Imagem Pessoal pela Faculdade Santa Marcelina, e possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). 

Como jornalista profissional, atuou como redatora na Revista Estilo, da Editora Abril, onde realizou cobertura de Fashion Weeks, escreveu artigos e publicou matérias sobre lifestyle, comportamento, moda e beleza, bem como fez parte da equipe de projetos e realizações de eventos nacionais e internacionais.

Para saber mais acesso o IG @dudamalletconsultoria.