Sabe aqueles lugares que só conhecemos de ouvir falar, mas sempre surge uma curiosidade de conhecer de perto como são as estruturas e o povo local, como vivem e suas culturas? A Amazônia é um desses lugares no mundo e muita gente tem o encanto pela região e o desejo de passar algumas horas ou dias por aqui.
E foi nisso que a Roraima Adventures decidiu lançar este ano o roteiro de experiência de imersão na Amazônia, como forma de oferecer ao turismo uma oportunidade de “experimentar os gostos regionais, as músicas, o jeito do povo, suas histórias, e descobrir que a vida pode ser feliz sob uma ótica muito mais simples do que podemos imaginar”.
O local escolhido pela empresa roraimense para oferecer aos turistas é São Gabriel da Cachoeira. Para o empresário Joaquim Magno de Souza, “existem lugares que não adianta falar, é preciso conhecer”. “São Gabriel da Cachoeira é um desses paraísos. E está dentro de outro Paraíso: a Amazônia.”, completa.
Além de toda a beleza natural e cultural do lugar, Magno conta que uma das principais atrações de São Gabriel é o Parque Nacional do Pico da Neblina. As expedições estão suspensas por conta da pandemia, mas o atrativo do passeio é percorrer uma mata virgem, que abriga grande diversidade de flora e fauna endêmica.
Ao apresentar o roteiro para os turistas, a Roraima Adventure explica que a viagem é feita em barcos regionais, partindo de Manaus, capital do Amazonas, e que dura cerca de 40 horas até chegar em São Gabriel. De acordo com Joaquim, desde o primeiro momento do roteiro é possível apreciar a “deslumbrante imensidão da Amazônia”.
“Durante a viagem, já se percebe as diferenças culturais do povo amazônida. Será uma rica oportunidade de conviver com a realidade dos povos ribeirinhos da maior floresta do mundo, seu modo de vida, as moradias nos vilarejos, comunidades e populações ribeirinhas”, ressalta.
Ao chegar ao município, o roteiro inclui passeios para conhecer de perto a história colonial e as vibrações indígenas. Será o momento também de experimentar a culinária regional das comidas populares da Amazônia, com visitas ao mercado tradicional da cidade e degustação de frutas regionais, mandioca (macaxeira), açaí, além das refeições nos restaurantes locais.
Magno explica que é possível realizar essa viagem em qualquer época do ano. Basta apenas ressaltar as mudanças climáticas e o que se faz nesses períodos para que o turista defina o que mais lhe agrada. “No período com mais chuvas [maio a agosto] tem o charme dos rios cheios, clima mais agradável e uma natureza viva e exuberante. Já no período com menos chuvas [setembro a março] tem a beleza dos céus mais claros, horizontes mais deslumbrantes e luzes naturais mais intensas”, observa.
Para agendar uma viagem, o roteiro exige um grupo de, no mínimo, cinco e, no máximo, 10 pessoas. É possível fazer grupos menores, mas será necessário analisar cada situação com a agência. Mais informações, os contatos da agência são os telefones (95) 99115 1514 (WhatsApp) e (95) 3624-9611. As redes sociais no Instagram @roraimaadventures e Facebook no link https://pt-br.facebook.com/roraimaadventures/.
Por Alexsandra Sampaio
Especial para o EducaRR