Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo acontece neste sábado

Neste sábado, dia 10, o Ministério Público do Estado de Roraima, a Federação Espírita do Estado, Universidade Federal de Roraima, por meio da Liga de Psiquiatria, e demais entidades parceiras promovem uma caminhada dedicada à valorização a vida em alusão à Campanha Setembro Amarelo. O ponto de encontro será na praça Fábio Paracat, a partir das 16h30 e a atividade terá início as 17 h.

O evento também contará com a participação da Banda Carta Pedrada. A caminhada faz parte da programação do primeiro Setembro Amarelo em Roraima que propõe dedicar o mês ao desenvolvimento de ações de saúde voltadas à prevenção ao suicídio, como apresentação da rede de apoio à saúde, mobilização social e palestras.

Parceiros

Além do Ministério Público do Estado de Roraima, a campanha conta com a participação da Universidade Federal de Roraima, Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Conselho Regional de Medicina, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Defensoria Pública de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Roraima, Conselho Regional de Psicologia, Diocese de Roraima, Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior, Ordem Estadual de Ministros Evangélicos, Federação Espírita de Roraima e a Nação Caimbé.

Setembro Amarelo

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio
para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. Segundo a OMS, em 90% dos casos, os suicídios são preveníveis, e por estarem associados principalmente a depressão, são passíveis de diagnóstico e tratamento.

Fonte: Ascom MPRR