Os mais de 43 mil alunos da rede municipal de ensino de Boa Vista aos poucos vão voltar a sentir a alegria de ir para escola, depois de mais um ano de aulas remotas. A prefeitura municipal vai retomar, nesta segunda-feira (13), as aulas presenciais de forma parcial.
A medida prevê um modelo de ensino escalonado, onde semanalmente, 50% da turma vai estudar de forma presencial, enquanto a outra de forma remota, intercalando no decorrer do ano letivo. Ainda há a opção para as famílias que optarem somente pelo ensino remoto. Nesse caso, os pais de alunos precisam informar o interesse à escola.
As unidades foram preparadas para receber os alunos, contando agora com torres de álcool nos ambientes, termômetro para medição da temperatura, máscaras e álcool em gel disponível nos setores. Durante as aulas, os professores utilizarão viseiras de proteção facial, será respeitado o distanciamento social nas salas e nos ambientes, como quadras e refeitórios.
Antes de retomar o modelo presencial, as escolas realizaram, durante 30 dias, um trabalho de acolhimento com aplicação da Prova BV. Os pais foram recepcionados em rodas de conversa com a equipe escolar e as escolas promoveram ações diversificadas para aproximar as famílias nesta fase. Além disso, foram entregues fardamentos novos a todos os alunos.
Já na Escola Municipal Edsonina de Barros Villa decidiu programar uma aula experimental de Educação Física. A ideia foi mostrar em vídeo aos demais alunos da unidade como serão as aulas a partir da próxima semana e como os protocolos sanitários serão adotados nas aulas de educação física.
Quem veio à escola empolgada para a aula especial foi a pequena Maria Fernanda Ribeiro, 9 anos. “Fiquei muito feliz, porque nunca mais tinha reencontrado meus amiguinhos. Eu estava com saudades da professora, dos diretores, dos colegas e de estudar na escola. Eu amei essa aula de educação física, quando eu recebi a notícia eu falei vou acordar bem cedo para me arrumar e ir para a escola”, disse.
A gestora, Katia Simone Froz, declarou que o retorno é muito aguardado pelos pais, crianças e professores. “Estamos nos adequando, organizando a escola, entregando os fardamentos, garrafinhas, máscaras, material didático. Um dos questionamentos dos pais era como seria trabalhar as aulas de educação física de modo individualizado e a aula experimental veio demonstrar isso”, disse.