Nesta sexta-feira, 9, a partir das 19 horas, no Espaço Ideias e Negócios, tem palestra sobre a revolução das startups com Bruno Perin. O investimento é de R$30 e os participantes vão ficar por dentro de todas as novidades desse que é considerado o maior impacto de todos os tempos no mundo dos negócios.
Bruno concedeu entrevista exclusiva ao Educarr, e explicou que a Startup é uma nova forma de fazer negócio. “Para um leigo, o interessante saber é um novo jeito de resolver problema, um novo jeito de fazer negócio com aquilo, o que ainda não foi comprovado, o que ainda ninguém conseguiu transformar num modelo eficiente”, disse.
Sobre como tornar uma ideia um negócio, ele responde, bem humorado que esse é o grande “AS” da questão. “Ideia todo mundo tem, transformar em negócio torna a coisa complicada. Praticamente tenho dois cursos ensinando a fazer isso, então é bem difícil eu fazer apenas com uma pergunta. Mas se eu pudesse dar uma dica de como tornar uma ideia em negócio eu diria que são ações focadas no auto aprendizado. É você pegara ideia que você tem e fazer da forma mais simples possível pra descobrir se, de fato, vai funcionar ou não”, analisou.
Bruno comenta que o principal mito sobre as startup é que necessitam muito dinheiro para funcionar. “Tem gente que tem uma ideia e sai desesperadamente atrás de um investidor, alguém para colocar grana nessa stratup e fazer com que ela aconteça. Sem essa grana gigante não tem como fazer. Tem muitas pessoas que, na verdade, começam com muito pouco, dinheiro baixo mesmo pra iniciar as operações”, comenta.
Outro mito muito grande, ainda segundo ele, é que os donos das startups ficam ricos do dia para noite. “É claro que você tem uma potencialidade de gerar algo muito grande, mais rápido, mas é uma batalha extremamente difícil. As pessoas têm que entender que é mais difícil que o empreendedorismo tradicional, isso é certo. Claro que onde tem mais risco, tem mais recompensa, mas nunca é do dia pra noite. Essas histórias que a gente vê em Facebook de grandes startups que vieram para o mundo foram exceção, foram raras, maioria tem um trabalho muito árduo, um trabalho muito difícil para fazer acontecer”, disse
Quanto às verdades relacionadas às startups, Bruno Perin afirma que são de alto impacto. “A revolução das startups, em poucas palavras, é justamente essa, que cada vez mais empreendedores e empreendedoras resolvem desafiar modelos até então tradicionais, modelos até então conhecidos e resolveram, a partir disso, mudar toda uma dinâmica de mercado.
Uma dica de Bruno Perin sobre o mercado é a Fintec, tecnologia financeira. “Tudo que envolve finanças e tecnologias é hoje o que mais quente que existe. Muitas startups estão vindo nesse sentido. As próximas, possivelmente, vão ser de agronegócio, uma que tá se mexendo muito e, acredito, que ano que vem será o ano dela. Muitas startups tentando resolver problemas do agro e a educação, como sempre, é uma tendência. Tem muita gente começando coisas que mudem o viés da educação moderna”, conclui.