Quem tem uma ideia de negócio inovador que envolva a bioeconomia e quer empreender com o apoio do Sebrae ainda tem tempo de inscrever a proposta no programa Inova Amazônia, que teve o prazo de inscrições prorrogado para o dia 28 de novembro.
As submissões de ideias são feitas pelo link sebrae.com.br/inovaamazonia. O programa está aceitando projetos de sete estados da Amazônia Legal que estão divididos em três editais, são eles: Amazônia e Roraima; Amapá, Maranhão e Tocantins; e Acre e Rondônia.
As inscrições do Pará foram encerradas no dia 19 de setembro e não foram prorrogadas. Este, inclusive, já divulgou os selecionados que podem ser conferidos na página: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia.
Em Roraima, o Sebrae está ofertando consultoria aos empresários que desejam participar do programa. Quem tiver interesse, baste se direcionar ao SebraeLAB, situado na Av. Major Williams, 680, Bairro São Pedro – Boa Vista ou fazer contato pelo telefone 2121-8052 e agendar seu horário.
Conforme explica a analista técnico do Sebrae Roraima, Graciela Missio, podem se inscrever qualquer pessoa que tenha ideia inovadora envolvendo a biodiversidade Amazônica. “Pessoas que tenham ideias inovadoras utilizando recursos da biodiversidade, com possibilidade de transformar a ideia em negócio, podem submeter os projetos no programa. Lembrando que a Biodiversidade abrange vários seguimentos como sustentabilidade, agricultura, cosmético, Ecodesign, Ecoturismo, Farmoquímico e Farmacêutico, Perfumaria e Cosméticos, entre outros”, acrescenta.
As fases do programa
Após terem os projetos selecionados, os donos das ideias passarão por duas fases dentro do programa. A primeira, Fase 1, é a Pré-Aceleração em que será realizada uma capacitação durante dois meses, feitas por colaboradores do Sebrae e parceiros.
Já a Fase 2, a Aceleração, é uma capacitação presencial durante seis meses com intuito de colocar a ideia em prática. Os selecionados receberão apoio financeiro por meio da Bolsa de Estímulo à Inovação no valor de R$ 6 mil mensais durante este período.
Roraima e Amazonas
Conforme o edital dos estados, poderão ser submetidos até 50 projetos para a fase de Pré-Aceleração. A análise para a escolha das ideias ocorre até dia 12 de dezembro o no dia 23 será divulgada a lista dos aprovados.
A Fase 1 ocorrerá de 05 de janeiro a 04 de março de 2022. E do mesmo dia até dia 07 será feita a submissão dos Projetos Empresariais, correspondentes à Fase 2.
Até o dia 11 de março será feita a seleção e avaliação dos projetos empresariais e dia 14 será divulgado o resultado preliminar. Trinta empresas participarão da Fase 2 entre o período de 18 de maio a 08 de novembro de 2022.