Nesta sexta e sábado, 19 e 20 de novembro, o Sesc Roraima realizará a IV Mostra Sesc de Cinema – panorama Infantojuvenil, na Escola Municipal Olavo Bilac, localizada na Vila do Paiva, Serra do Tepequém – Amajari. A programação gratuita traz a exibição de filmes, curtas e longas-metragens de várias regiões do país, assim como a produção ‘A inacreditável história do milho gigante (5 min)’, do escritor roraimense Aldenor Pimentel. Simultâneo ao evento, acontecerá a 1ª Mostra Picuá de Cinema e Literatura, que também terá programação gratuita.
A Mostra Sesc de Cinema reúne produções de temas diversificados, que por vezes não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em sua quarta edição, o projeto se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do Brasil. A programação do evento também contará com ações formativas, que serão realizadas em ambiente digital, além das mostras nos panoramas regionais que contam com mais 307 filmes, ampliando ainda mais a visibilidade para cineastas de cada estado.
“Estamos muito empolgados com o alcance das exibições, após o intervalo de 2020. Batemos recorde de inscrições – recebemos mais de 1900 obras – e tivemos uma importante representação das mulheres nesta edição”, destaca o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. “O formato digital ainda nos permitiu a chegar a talentos de todas as regiões do país. Cada produção foi avaliada pelas comissões de especialistas convidados e profissionais do Sesc que selecionaram as melhores obras de cada estado participante” explica.
SOBRE A MOSTRA SESC DE CINEMA – Lançadoem 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA SESC DE CINEMA – Escola Municipal Olavo Bilac, Vila do Paiva, Tepequém – Amajari.
SEXTA-FEIRA 19/11:
Das 15h às 17h – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Rhafael Porto
Das 19h às 21h – Exibição (classificação livre):
• A inacreditável história do milho gigante – Adenor Pimentel – Roraima (5 min)
• Vida dentro de um melão – Helena Souza Neves Frade da Cruz – Minas Gerais (17:55 min.)
• 5 Fitas – Vilma Carla Martins Silva – Bahia (15:30min.)
• Aurora – A Rua Que Queria Ser um Rio – Radhi Meron – São Paulo (10 min)
• SOLITUDE – Tami Martins – Amapá (1:25 min)
• Baile – Cíntia Domit Bittar – Santa Catarina (06:09min)
• Vento Viajante – Beatriz Lindenberg – Espírito Santo (10 min)
• Contação de histórias e intervenções interativas durante a exibição.
SÁBADO 20/11:
Das 15h às 17h – Oficina de Histórias em Quadrinhos com Rhafael Porto (Parte II)
Das 19h às 21h – Exibição (classificação livre):
• Miúda e o Guarda Chuva – Amadeu Alban – São Paulo (1h13 min)
• Contação de história e intervenções interativas durante a exibição.