Após um ano e oito meses de atividades realizadas prioritariamente de forma remota e, em alguns casos, híbrida (presencial e remota), a Reitoria do IFRR deu início, nesta terça-feira, 16, ao retorno gradual das atividades administrativas, conforme plano aprovado pelo Comitê de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus e regulamentado pela Portaria 1488/2021.
Nas demais unidades do IFRR, ou seja, nos campi, o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais deverá ser iniciado no próximo dia 29, após a aprovação de cada plano pelo Comitê de Crise.
A abertura dos trabalhos ocorreu com um evento de acolhimento, que contou, além da fala de boas-vindas da reitora, professora Nilra Jane Filgueiras, com culto ecumêmico, leitura de carta relembrando momentos marcantes da pandemia e momento cultural, os dois últimos realizados com mensagens e apresentações musicais de servidores.
Para recepcionar todos, a reitora lembrou que era a primeira vez que falava presencialmente para um número tão grande de servidores da Reitoria, já que a gestão que ela conduz foi iniciada com a chegada da pandemia, modificando toda a forma de trabalho no instituto, assim como em todo o mundo.
Ela lamentou as pessoas perdidas para a covid, tanto servidores do IFRR como familiares e amigos deles, e declarou gratidão ao fato de hoje técnicos e professores do instituto poderem iniciar um retorno com segurança, estando grande parte vacinada e com planos e regulamentações a volta dos trabalhos a ser realizados nas unidades com as devidas medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades em saúde.
“Agora será um momento de reforçar as parcerias e fortalecer nossa união. Sabemos que todos aqui queremos e trabalhamos para promover a melhor educação para o estado e, com esse retorno, esperamos, com todos os cuidados e condições necessárias, poder nos dedicar para otimizar demandas e entregar novos resultados”, declarou Nilra Jane.
FUNCIONAMENTO – Para garantir um retorno com segurança para todos, o trabalho na Reitoria ocorrerá com revezamento dos servidores, que se dividirão em turnos de atuação, conforme a organização de cada setor, levando em conta o horário de funcionamento das 8h às 12 horas para esta primeira fase do plano.
Na fase 2, que se inicia no dia 3 de janeiro de 2022, o horário passará a valer das 7h30 às 13h30. E na fase 3, a partir do dia 1.º de fevereiro, a previsão é que o horário de funcionamento da Reitoria volte ao expediente das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, levando em conta a situação da covid-19 no contexto local e nacional.
Deverão permanecer em trabalho remoto, mediante autodeclaração, servidores que apresentem as condições ou fatores de risco descritos na Instrução Normativa 90/2021 do governo federal.
Além disso, pai, padrasto, madrasta ou responsável por criança ou adolescentes em idade escolar, ou inferior, em estabelecimento de ensino onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais ou dos serviços de creche e necessitando da assistência de um dos pais ou guardião, se não tiverem cônjuge, companheiro ou outro familiar adulto na residência apto a prestar assistência ao menor, também podem seguir na atuação remota, prevista na mesma regulamentação.
Detalhes do Plano de Retorno à Presencialidade das Atividades Administrativas no âmbito da Reitoria do Instituto Federal de Roraima podem ser conferidos acessando o link https://reitoria.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/boletim-de-servicos/2021/edicao-extraordinaria/boletim-de-pessoal-e-servicos-extraordinario-n-deg-32-2021.