Conselho Estadual de Educação promove Jornada Científica Brasil x Paraguay

Trabalhos apresentados durante evento vão tratar de Educação, Ambiente e Sociedade

 

Proporcionar a professores e acadêmicos um espaço para a divulgação e apresentação de trabalhos científicos. Essa é a proposta do Conselho Estadual de Educação com a programação da primeira edição da Jornada Científica Brasil x Paraguay: Educação, Ambiente e Sociedade, que acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no auditório da Universidade Estadual de Roraima.

A presidente do Conselho, professora Ilma Xaud, explica que o encontro vai propiciar a divulgação e o debate dos resultados de pesquisas e estudos nas áreas temáticas, ou seja, educação, ambiente e sociedade, além de ampliar as possibilidades de diálogo entre pesquisadores e professores da educação básica e ensino superior, e criar espaço e oportunidades para comunicar resultados de pesquisas de alunos inscritos em programas de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado.

Os interessados em expor trabalhos com resumo de artigo por banner podem ser inscrever até o dia 15, próxima quinta-feira, na sede do Conselho, na avenida Santos Dumont, 1917, bairro São Francisco O resumo pode ser enviado para análise pelo e-mail jornadacientifica.artigo@gmail.com. O investimento é de R$150 para a apresentação de trabalho. O conteúdo do banner deve contemplar as informações apresentadas no resumo submetido à inscrição do artigo. Para os demais participantes a inscrição custará R$30, com direito a certificação.

PROGRAMAÇÃO – no dia 19, segunda-feira, a partir das 19 horas, haverá a abertura do evento, seguida por uma palestra do professor Paulo Ricardo da Silva Ferreira, com o tema “A Pesquisa Científica como legitimação no processo de Construção do Conhecimento”. Na mesma noite, começam as exposições de banners.

Na terça-feira, a programação começa às 9h, com uma mesa redonda formada por representantes da UFRR (Universidade Federal de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima) e IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), e das secretarias estadual e municipal de Educação, sobre formação docente, coordenada pela professora Terezinha Salete Trainotti. Às 11 horas, outra mesa redonda composta por representantes do IACT (Instituto de Amparo, Ciência, Tecnologia e Inovação), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e secretaria municipal de Meio Ambiente, coordenada pelo professor Edson Roberto Oaigen. Às 14h30, o professor Evandro Luiz Ghedin, ministra palestra sobre “A prática docente investigativa mediante a pesquisa científica”. Às 16 horas a palestra, sobre perspectivas atuais da pesquisa científica nas Ciências da Educação, será ministrada pelo professor Gerson Cabral Benitez, do Paraguay.

O procurador Edson Damas da Silveira, ministra a palestra de encerramento sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.

 

Informações: 3621-3664