Professor e técnico do Vivaz lança livro sobre mecanismos de treinamento do futsal

Em meio à pandemia, muita gente aproveitou o tempo em casa para se reinventar, investir em projetos pessoais deixados de lado e, de alguma forma, transformar esse momento de isolamento necessário em algo prazeroso e produtivo. Foi assim que o professor, educador físico e treinador de futebol de salão, Osmar de Matos Júnior, colocou em prática um sonho antigo: escrever um livro. 

Desse período isolado, e mesmo depois com o retorno gradual das atividades presenciais, ele apresenta este mês a produção de seu primeiro livro: ‘Futsal: mecanismos de otimização do treinamento’. O lançamento será na próxima terça-feira (21), às 19h, no Centreventos Osmar de Matos.

“Era um desejo que eu alimentava já de muito tempo e com a chegada da pandemia e a necessidade de ficar mais tempo em casa, resolvi que era o momento ideal para materializar esse sonho”, lembra.
Júnior explica que a obra, além de apresentar compreensões do futsal, é também uma produção literária que discute propostas didáticas e metodológicas, “e principalmente aplicações práticas que impactam na manipulação e no controle das atividades dos treinos”. Por fim, ele conclui: “Além disso, trato sobre aspectos que julgo indispensáveis no cotidiano do ofício de ser um treinador da modalidade”.

Sobre o processo de produção da obra, Osmar Júnior lembra que “foi complicado e cheio de dúvidas”, especialmente por se tratar de seu primeiro livro. Para escrever e concluir o livro, foram seis meses de dedicação até finalizar. 

“O livro é uma forma de retribuição por tudo que a modalidade me proporcionou desde a infância. Espero que esta obra possa estimular o debate, sobretudo das práticas do treinamento tanto dos atletas como dos treinadores”, ressalta.

A publicação é uma produção e impressão da S2C Secco Editora. “Eu já tinha uma editora de minha preferência e logo no primeiro contato foram muito solícitos. Felizmente deu certo e o livro se tornou uma realidade”, contou.

O AUTOR

Osmar Inácio de Matos Júnior é roraimense, tem 38 anos. Possui graduação em Educação Física e especialização em Futsal. É treinador de futebol de salão do Esporte Clube Vivaz. Antes de se dedicar à carreira de treinador, atuou no time do Constelação.