1ª turma no formato do Novo Ensino Médio tem 24 formandos

A primeira turma de jovens no formato do Novo Ensino Médio se forma nesta segunda-feira (20) em Roraima. O estado sai na frente com uma iniciativa da Escola do Sesi que antes mesmo de se tornar obrigatório em todas as escolas públicas e privadas, que entregará diploma do novo ensino médio a 24 alunos.

Ainda em 2019 os novos moldes do novo ensino médio começaram a ser implantados no Sesi. Para oferecer essa opção aos alunos, a instituição elaborou um material organizado de acordo com os critérios estabelecidos pela matriz desenvolvida pelos especialistas da rede Sesi e distribuídos em quatro cadernos por ano para cada uma das áreas de conhecimento. 

“O objeto é promover condições de uma formação científica que construa bem os conhecimentos básicos e competências suficientes para estar preparada para o que exige a sociedade”, explica a vice-diretora da escola do SESI, Alesandra Farias de Queiroz.

Dessa forma, a matriz curricular que dispõe a nova lei do ensino médio pretende destacar quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagem e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

De acordo com Alessandra, um dos diferenciais da escola do SESI é, exatamente, aliar a educação com a tecnologia. Por isso, as aulas admitem o uso do minecraft e robótica que são um dos carros-chefes do Sesi. Além disso, como uma forma de integrar esse aluno ao mercado de trabalho, o ensino médio também é técnico integrado ao Sesi/Senai. 

As turmas de ensino médio de formação técnica e profissional contam com o conteúdo de Técnico em Redes da Computação. Assim, no último ano os alunos precisam fazer estágio supervisionado com carga horária de 240 horas.

Os alunos também aprendem ferramentas educacionais que aliam a tecnologia, como a plataforma CoderZ, que ajuda estudantes e professores a colocarem em prática os ensinamentos da robótica educacional. Ela utiliza a metodologia STEAM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e atividades gamificadas para incentivar a educação tecnológica e preparar jovens para o futuro.

Voltado para o ENEM, o diferencial do Sesi também está na realização de simulados como o ‘Somos Enem’ na plataforma Plurall, que apresenta indicadores de aprendizagem, e a parceria com a plataforma Geekie, que apresenta outros simulados preparados, exclusivamente, para o exame nacional. Além disso, o aluno tem a sua disposição um acervo com aulas, resumos, exercícios, com uma aprendizagem completamente personalizada às necessidades de cada estudante. O aulão Sesi/Senai, e outros simulados internos, também busca fortalecer o aprendizado dos estudantes.