O período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteira da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai até o dia 4 de fevereiro. Estão sendo oferecidas 15 vagas, sendo três destinadas às ações afirmativas (candidatos auto identificados como indígenas, pretos/pardos e pessoas com deficiência).
A inscrição deverá ser feita através da plataforma SIGAA UFRR: https://sigaa.ufrr.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto. Além de toda a documentação exigida no edital, o candidato precisa ainda apresentar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$150.
O Mestrado em Sociedade e Fronteira da UFRR tem três linhas de pesquisa: Fronteiras e práticas de mobilidade humana; Interculturalidade e processos sociais na Amazônia; e Territorialidades e conflitos socioambientais na Amazônia.
A finalidade do curso é buscar a compreensão das relações societárias na região amazônica, o estudo das fronteiras institucionais e simbólicas, as políticas de cooperação e desenvolvimento regional, os conflitos sociais, as políticas públicas e a questão ambiental.
O processo seletivo do mestrado será realizado em três fases. Além da avaliação do projeto de pesquisa, os candidatos precisarão fazer prova de suficiência em língua estrangeira e a análise curricular dos candidatos classificados nas etapas anteriores.
Para acessar os editais, basta clicar no link: https://ufrr.br/ppgsof/editais/category/63-2022