Uma série de atividades voltada aos acadêmicos e comunidade no entorno do Centro Universitário Estácio da Amazônia como exposições de artes e orientações na área de educação estão sendo preparadas para a tarde e noite desta quarta-feira, dia 14, a partir das 14 horas, no campus da instituição de ensino. O chamado Dia E é uma mobilização nacional realizada nos mais de 90 campi da Estácio espalhados pelo Brasil, com o objetivo de oferecer serviços para as comunidades próximas das unidades educacionais. Colaboradores, professores, alunos e populares participam das ações.
Em Boa Vista, às 14 horas começa uma palestra para os alunos sobre DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) com distribuição de preservativos. Na área de convivência haverá exposição de artes; exposição do Leitor Estácio; esclarecimento sobre o aditamento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), cursos de pós graduação e sobre os serviços oferecidos pelo E3 (Espaço Estágio Emprego).
Desde o início da semana, a comunidade acadêmica participa de atividades da Semana da Sustentabilidade, que este ano tem o mote “nenhum problema é tão pequeno quanto parece”, em referência aos pequenos resíduos que são gerados no dia a dia e que podem causar grandes problemas ao meio ambiente como as tampinhas de garrafa, copos plásticos, canudinhos, restos de cigarros.
Nesta quinta-feira, dia 15, acontece o lançamento do projeto Reciclar, a partir das 19 horas, também na área de convivência. A iniciativa é da Fundação Nacional de Saúde – FUNNASA, e tem a parceria das secretarias estaduais de Saúde e Educação, além das cooperativas Unirenda, Terra Viva e Global. O projeto tem duração inicial de 12 meses com trabalho junto à comunidade no entorno do campus da Estácio a cerca da importância da separação e descarte do lixo, fazendo o direcionamento dos materiais que são recicláveis (papelão, metal e plástico) para depósitos adequados. O Centro Universitário será responsável pelo armazenamento do material e pela sensibilização dos alunos quanto ao descarte correto do lixo. As cooperativas são as responsáveis pela coleta do material armazenado na unidade e direcionamento deste para os destinos certos. Na sexta-feira, 16, acontece uma blitz educativa com o tema “lugar de lixo é no lixo”, na Praça Airton Senna, com concentração a partir das 17 horas.
A Semana de Sustentabilidade acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. As unidades participantes receberão o selo de Instituição Socialmente Responsável.