Estão abertas e seguem até 22 de abril, as inscrições para a 14° edição da ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil). Podem participar da Olimpíada, professores e alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.
Os interessados devem formar equipes compostas por um professor e três estudantes e se inscrever por meio do site www.olimpiadadehistoria.com.br. Em 2021, em todo o Brasil houve a participação de 9,3 mil grupos e em Roraima, 80 equipes participaram.
Além de temas sobre a História do Brasil, a competição apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, atualidades, entre outros.
Segundo Herika do Valle, professora embaixadora da ONHB no Estado, a Olímpiada aprofunda o conhecimento dos participantes. “Na Olimpíada, estudantes e professores poderão fazer o uso de ferramentas que os historiadores utilizam na sua prática profissional de investigação, como análise de documentos, de discursos, de imagens e de leituras”, ressaltou a embaixadora.
Inscrições que forem realizadas até o dia 10 de março terão desconto no valor da taxa. Com o desconto, a taxa para as escolas públicas será de R$ 35 reais por equipe e para as escolas particulares, R$ 75 reais por equipe. A ONHB é realizada pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A Olimpíada é dividas em fases e terá início no dia 2 de maio
A edição deste ano da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) terá início no dia 2 de maioe seguirá até 11 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Os estudantes vencedores recebem medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação e também certificados.
A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma online.
Fonte: SECOM RORAIMA