Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Segundo IBGE, mais de 50% de alunos do 9º ano sofreram bullying em Roraima

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultado da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015 (PeNSE) e com ele o quantitativo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, antiga 8ª série, que sofreram bullying em escolas da capital e do interior de Roraima, na rede pública e/ou privada.

Segundo a Pesquisa, 58,4% declararam sofrer algum tipo de humilhação ou provocação por parte de colegas por motivos diversos. A aparência do corpo foi a queixa de 14,7% dos alunos entrevistados, seguido de 11,2% da aparência do rosto. Já 7,5% dos estudantes alegaram que a cor ou raça foi motivo de humilhação e 3,7% a religião. Os menores índices foram de vítimas de bullying pela orientação sexual (2,3%) e pela região de origem (2,2%).

A frequência com que o bullying acontecia era de 36,2% raramente ou, às vezes, e 7,6% na maior parte do tempo e/ou sempre. Tanto com o público masculino quanto com o feminino, a predominância dos vexames acontecia de forma rara ou às vezes, com 36,8% e 35,5% respectivamente. Com as meninas, 8,4% disseram que as ofensas e humilhações eram sempre, contra 6,4% dos meninos.

A PeNSE mostra que além de sofrerem com o bullying, há aqueles que praticam ou incitam a violência. 22,8% admitiram que “esculacharam, zombaram, mangaram ou intimidaram colegas dentro do ambiente escolar”. A maioria era do sexo masculino. Foram pouco mais de 3,1 mil alunos do 9º ano, de 104 escolas da Capital e do interior de Roraima, que responderam aos questionários aplicados nas instituições.

SOBRE A PESQUISA – Esta é a terceira edição da PeNSE, resultado entre convênio com o Ministério da Saúde, com apoio do Ministério da Educação e tem como finalidade conhecer de perto os fatores de risco e de proteção à saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. A novidade dessa edição é a disponibilização de dois campos amostrais: a primeira com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a segunda de adolescentes de 13 a 17 anos, matriculados do 6º ano do Ensino Médio ao 1º ano do Ensino Médio.

Por Yasmin Guedes