Sabe essas iniciativas para dividir acervos individuais para a comunidade como forma de incentivar a leitura ao seu redor? Em todo país existem ações dessa natureza, e o documentário ‘Cachoeiras de Letras’ (2021) conta o ativismo social de bibliotecas comunitárias do município de Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas.
Dirigido por Denilson Novo, o filme aborda temas que despertam profunda reflexão sobre a importância do conhecimento como um caminho de transformação e desenvolvimento socioeconômico em uma localidade repleta de riquezas naturais e oportunidades escassas para a população que nela reside.
Nos seus 22min41, é possível vislumbrar um mapa da leitura no município de Presidente Figueiredo, e acaba revelando uma rede em prol da formação de leitores no Amazonas, que surgiua partir da socialização do acervo pessoal de seus idealizadores. O resultado é a formação da Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias no Amazonas.
O documentário foi realizado a partir da aprovação, por meio da Lei Aldir Blanc, do projeto cultural Memória Viva: 20 anos da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, que viabilizou recursos financeiros necessários a sua produção.
Para conferir como ficou essa história, basta acessar o YouTube e conferir como funciona o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=fMc_CANmKIQ.