Cáritas em Roraima realiza campanha de vacinação voltada à população migrante no município de Mucajaí

Embora o uso de máscaras e as regras de distanciamento tenham sido flexibilizadas em todo o Brasil, a pandemia de Covid-19, infelizmente, não acabou. Por isso, o projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, da rede Cáritas, segue realizando ações de combate à pandemia, que vitimou até agora mais de 665 mil vidas no país.

De 18 a 23 de maio, as equipes socioeducativa, de proteção e incidência estarão no município de Mucajaí, na região sul de Roraima, com ações que incentivam a vacinação e a promoção de higiene, como também atividades orientadoras acerca do acesso aos sistemas públicos de saúde, de justiça e de regularização migratória.

Na quarta-feira (18), vai ocorrer um dia de sensibilização quanto à importância da vacina contra a Covid-19, sarampo e influenza, no espaço de atendimento do projeto no município que fica localizado na igreja Nossa Senhora de Fátima. Já no dia 23 de maio, ocorre o Dia D da vacinação, de 9h às 18h, também na área externa da paróquia. 

De acordo com Raphael Macieira, coordenador nacional do projeto Orinoco, o mutirão é uma forma de contribuir para o aumento do índice da população vacinada.

“No início desse ano, a equipe de Monitoramento do Projeto realizou a pesquisa de linha de base, e nos resultados pudemos observar que 71% da população estava vacinada contra Covid-19, e 35% só tinha tomado a primeira dose.”, explica. Para o coordenador esses resultados acenderam uma luz amarela sobre a importância de realizar ações que trouxessem informações seguras a respeito da vacina, assim como o incentivo a vacinação. 

Dados do Vacinômetro, divulgados pelo governo de Roraima mostram que até essa segunda-feira (16), somente 52,6% da população atingiu o esquema vacinal completo. 

Na ação do Orinoco, além da vacina contra a Covid-19, serão oferecidas vacinação contra sarampo para crianças e Influenza. 

“Observamos que, infelizmente, o movimento anti-vacina está cada dia mais forte no Brasil, e re-expondo a população a doenças até então erradicadas no país. Precisamos ir contra essa ideia, e só conseguimos fazer levando informação. Esse é um dos nossos papéis enquanto Cáritas”, complementou o coordenador nacional.

A proposta é que o mutirão de atendimento alcance demais municípios de atuação do projeto. No município, o mutirão de atendimentos será realizado em parceria com a prefeitura de Mucajaí e a Pastoral do Migrante, em Roraima. 

Conheça o projeto Orinoco: https://caritas.org.br/noticias/caritas-amplia-acoes-do-projeto-orinoco-para-cinco-estados