Comunidades católicas recolhem pilhas e baterias usadas

Pilhas e baterias, jogadas de forma indiscriminada na natureza, representam perigo para o Meio Ambiente. Na composição desses produtos há metais pesados como chumbo, mercúrio, níquel e o cádmio, capazes de contaminar o solo e o lençol freático por mais de 50 anos e causar males para saúde humana e comprometer o desenvolvimento biológico. O comprometimento com a Educação Ambiental, fez com que a organização ecumênica Cáritas Roraima, ligada à Diocese de Roraima, iniciasse uma campanha sobre o descarte consciente de pilhas e baterias, e as igrejas católicas em todo Estado estão servindo como ponto de coleta desses produtos.

“Depois da campanha sobre óleo de cozinha, fizemos um estudo sobre os danos ambientais causados por pilhas e baterias. Em pouco tempo arrecadamos mais de 128 quilos dos itens”, explica o coordenador da Cáritas Roraima, Pedro Jeremias e ressalta que após o recolhimento, as caixas são entregues a uma associação para o manejo correto.

Conforme Jeremias, a campanha vai além de arrecadar os itens, por que trabalha na construção de ideias para educação ambiental junto à sociedade. “Sabemos que o recolhimento aqui em Roraima é precário e são poucas instituições que fazem esse tipo de trabalho”, lembra ao fomentar o desejo de colaboração para políticas públicas de manejo de resíduos sólidos. Mais informações sobre a campanha podem ser adquiridas por meio do telefone 99153-2247.

Por Yasmin Guedes

Foto: Charles Welligton