Dentro das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, o Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 23, uma blitz educativa no semáforo das avenidas Cap. Júlio Bezerra com Major Williams, próximo à Igreja São Francisco, orientando pedestres e condutores sobre segurança no trânsito.
A ação contou com a participação de agentes de trânsito e de integrantes do projeto Cidadão do Futuro, do Detran-RR. Na blitz, foram entregues cartilhas sobre o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), porta lixo veicular e adesivos da campanha ‘Eu sou +1 por um trânsito + seguro’.
O presidente do Detran, Chicão da Silveira, que esteve na blitz participando junto com a equipe do órgão, ressaltou a importância dessa ação. “Estamos aqui para mostrar que o Detran é parceiro da população, estamos fazendo nosso trabalho de orientar e educar os condutores, que nossas blitze não são somente repressivas, mas de orientação para um trânsito mais seguro”, explicou.
Seguindo a programação da Semana Nacional de Trânsito em Roraima, foi realizada uma apresentação de teatro infantil com fantoches no Instituto Educacional Querubins, no bairro Jóquei Clube. Lá esteve o teatro do projeto ‘Cidadão do Futuro’, que contou além dos atores, com agentes palestrando sobre o trânsito.
O trabalho desenvolvido pela DPET (Divisão de Educação do Detran) é feito de duas formas, uma através de palestras com os agentes e outra com os teatros pelos jovens que fazem parte do projeto Cidadão do Futuro.
A Diretora de Segurança no Trânsito, Angelice Janesko, explica que a utilização dos agentes nas palestre vem com a ideia de construir junto à população a humanização desses profissionais, mostrando que eles são parceiros na luta por uma segurança viária.
“O trabalho de educação que o Detran realiza nas escolas é sempre procurar unir os jovens do projeto Cidadão do Futuro com os agentes de trânsito para ministrar as palestras. Essa integração tem dado bons frutos, pois o teatro serve para ensinarmos de forma lúdica as crianças mais jovens e os agentes ministrarem as palestras para os mais velhos, de forma direta e mais humana”, concluiu a diretora.
Fonte: Ascom Detran