Sebrae ensina aos empresários melhor forma de lidar com tributos

A carga tributária brasileira além de alta nem sempre é bem compreendida. Para esclarecer dúvidas, o Sebrae Roraima disponibilizará o curso Tributação na Medida. Serão mostrados alguns métodos que possibilitem uma melhor relação do empresário com a contabilidade tributária do seu negócio. As inscrições estão disponíveis nas unidades do Sebrae, na Major Williams, Getúlio Vargas e bairro Tancredo Neves.

A capacitação será entre os dias 26 e 30 de setembro no auditório da sede, avenida Major Williams, das 19h às 22h. A intenção é propiciar momentos interativos de reflexão entre os empresários de microempresas, buscando a compreensão da importância social e da identificação dos tipos de tributos da microempresa, além das obrigações acessórias de suas empresas.

O curso tem como foco principal as microempresas, mas também podem participar empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais que já possuam maior maturidade. O investimento para a inscrição no curso é de R$70, dando direito à duas pessoas por empresa.

O consultor do Sebrae Distrito Federal, Jucimei Geraldo da Costa, será responsável por ministrar o curso que vai trabalhar com jogos empresariais e dinâmicas inovadoras de grupo. As técnicas são utilizadas para trabalhar o comportamento do empresário em relação às tributações da empresa.

Conforme a analista técnica do Sebrae, Eliene Araújo, a intenção é que fazer com que o empresário compreenda e tenha contato mais próximo com o contador do seu negócio. “O proprietário deve entender que o contador não é só a pessoa que contabiliza os impostos, também pode usar essa contabilidade a favor da empresa. É possível com isso melhorar a vida financeira da empresa, mantendo sem débitos”, ressaltou.

A capacitação será uma oportunidade para que o empreendedor entenda o que e a razão do que está pagando, de que forma está enquadrado e como manter a saúde da empresa sem restrições legais e trabalhistas, possibilitando inclusive a participação em concorrências públicas.

Fonte: Ascom Sebrae RR