Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Unicef e parceiros se unem para aumentar as coberturas vacinais em Roraima

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mobilizou instituições públicas e privadas e vai lançar, nesta quarta-feira (30) a coalizão “Roraima contra a Pólio”, como forma de enfrentar a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite no estado.

No lançamento, que acontecerá no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM/RR), as instituições do setor público, sociedade civil e organizações internacionais vão firmar compromissos formais entre agentes públicos para criar um Plano de Ação de combate à baixa cobertura em Roraima. A atividade, que será aberta à imprensa, ocorrerá às 15h. 

A iniciativa vai beneficiar crianças que vivem em todo o estado roraimense. Dados oficiais indicam que a cobertura vacinal contra a poliomielite em Roraima vem caindo nos últimos anos. Segundo informações do Datasus*, a cobertura vacinal caiu de 112,28% em 2015 para 50,22% em 2021.

Dessa forma, a coalizão pretende promover uma mobilização social para minimizar possíveis resistências de parcelas da população em relação à segurança das vacinas; ampliar recursos humanos qualificados para a atenção primária; fortalecer as informações a respeito da poliomielite e sensibilizar sobre a abordagem de casos suspeitos de paralisias flácidas agudas (PFA); melhorar o intercâmbio de informações sobre imunização e promoção de estratégias de vacinação sinérgicas e complementares, além da necessidade de expandir os currículos dos cursos profissionalizantes de saúde, que nem sempre contemplam os conceitos e as estratégias de imunização ou informações específicas sobre poliomielite.

A coalizão vai pautar seu trabalho nas recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, da Organização Pan-americana da Saúde e da Estratégia Global para Erradicação da Pólio.

Participantes da Coalizão Roraima contra a Pólio:

Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra)

Agência da ONU para Migrações (OIM)

Agência da ONU para Refugiados (Acnur)

Associação ATERR

Associação de Bem com a Vida

Cáritas Brasileira

Conselho Estadual dos Direitos da Criança (CEDCAR)

Conselho Regional de Enfermagem de Roraima

Defensoria Pública do Estado (DPE)

Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima

Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (Fupad)

Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Médicos sem Fronteiras (MSF)

Mexendo a Panela (projeto Sumaúma)

Ministério Público da União – RR

Ordem dos Advogados do Brasil – RR

Organização Pan-americana da Saúde (Opas)

Secretaria Estadual da Saúde (Sesau – RR)

Secretaria Municipal da Educação de Boa Vista

Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista

Secretaria Municipal da Saúde de Pacaraima

Superintendência do Ministério da Saúde – RR

Vara da Infância e da Juventude, Tribunal de Justiça de Roraima