Alunos do Curso de Robótica têm aulas de raciocínio lógico no CCTI

Alunos do Curso de Robótica, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), vão conhecer as noções básicas de programação que trabalham o raciocínio lógico, e que fazem parte do segundo módulo do curso. As aulas ocorrem pela manhã, das 7h30 às 9h30 e das 9h30 às 11h30. No período da tarde, os horários são das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30.

Durante as aulas, serão usadas didáticas aplicadas na teoria e na prática, utilizando o sistema Code.org, que ensina a programação em blocos para pessoas de todas as idades, por meio de desafios propostos com os bloquinhos de montagem.

Os alunos serão treinados através de um passo a passo de programação, utilizando o Sistema Lego Mindstorms. Nesse sistema, as crianças vão aprender a realizar as movimentações dos blocos, alterações de valores, serão orientados a controlar e mapear as peças do Kit Lego Mindstorm, de modo a identificar as peças do kit pelo nome.

Segundo a instrutora Keila Silva da Costa, essa é uma etapa muito importante para ajudar o aluno no andamento do curso. “Para a montagem do robô, vamos precisar que os alunos desempenhem de várias funções em cada etapa do curso para que possamos verificar qual é a aptidão de cada um. O aluno que se destacar mais como programador vai exercer essa função no torneio, o que se identificar mais com a parte da montagem vai desenvolver essa tarefa e assim por diante”, explica.

Durante as aulas os alunos estão fazendo um teste de lógica, que é realizado em 18 etapas. Ao passar por cada uma, o nível de dificuldade vai aumentando e no final eles estarão aptos a fazer uma programação básica. As crianças que conseguirem passar por todas as etapas da lógica vão receber certificado do Code.org.

Após essa fase os alunos estarão preparados para entrar no sistema da LEGO. Até agora as crianças já aprenderam a origem da robótica, estruturas variadas de robôs, as tecnologias que operam para seu funcionamento, identificação das peças do kit e a prática de montagem.

No decorrer do curso de robótica o aluno será avaliado em relação ao seu nível técnico para gerar programas, nível de responsabilidade e autodomínio com a programação básica em blocos e potencial criativo para programar.

O Projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, com duração de cinco meses, voltado para as crianças da rede municipal de ensino que cursam o 4º ano e que têm idade entre 9 e 11 anos. O curso encerra no final do ano com a competição entre os alunos no Torneio de Robótica.

Fonte: secretaria municipal de Comunicação de Boa Vista