A Galeria de Artes Franco Melchiorri, localizada no Sesc Mecejana, recebe nesta quinta-feira, 29, a exposição “Desalinho”, do artista plástico Marcos Ferreira. Originalmente de São Luis, no Maranhão, a exposição faz parte da programação do Amazônia das Artes e ficará aberta para visitação gratuita até o dia 14 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Visitantes poderão criar e modificar a obra conforme suas habilidades, sua criatividade e suas emoções a respeito do que se sente. De caráter interativo, a exposição busca conquistar os visitantes através da sensação de formas e da percepção das coisas em estágio inacabado.
Os objetos que compõem “Desalinho”, segundo o autor, são criações espontâneas, sem nenhuma regra de elaboração de imagens. Para iniciar a exposição, o artista costuma apresentar uma performance, expressando o período de metamorfose da borboleta que, num inevitável momento de desenvolvimento e transformação, deixa o casulo e voa enquanto outro ser, um novo ser – metáfora que dialoga com o processo de criação do artista.
A exposição mistura cores, formas e sensações. Os visitantes se deparam com dezenas de casulos, que caracterizam a metamorfose do ser humano, suas diferentes mutações que perpassam pelos múltiplos estereótipos sociais, além de cabeças completamente cobertas pela matéria-prima utilizada pelo artista. Desta forma, o artista desconstrói o caráter utilitário do crochê a partir de multiformas, texturas e desenhos marcados pela assimetria, refletindo sentimentos de transformação e libertação criativa.
Fonte: Ascom SESC-RR