Fórum sobre políticas públicas para mulheres migrantes e refugiadas acontece nesta sexta (9)

A rede Cáritas, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, promove nesta sexta-feira (9) o Fórum “Enfrentamento às Desigualdades e à Violência Baseada em Gênero: Políticas Públicas para Mulheres e Meninas Migrantes e Refugiadas”. O evento será na Casa da Mulher Brasileira, na cidade de Boa Vista (RR).

O Fórum pretende promover uma roda de conversa das mulheres migrantes com o poder público, com o intuito de levar às autoridades suas pautas e façam, elas mesmas, a incidência política. A expectativa é que as organizações presentes possam apresentar as possibilidades de respostas para cada caso e esteja ciente das possíveis lacunas no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher, especificamente a mulher migrante ou refugiada.

Dentre as atividades propostas pelo Fórum, estão palestras e atividades lúdicas para as crianças. Participam do evento mulheres migrantes que lideram comunidades na cidade de Boa Vista, representantes de órgãos públicos e agentes humanitários que atuam na garantia de direitos à população migrante e refugiada em Roraima. 

A iniciativa integra a programação da campanha anual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que começou no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A mobilização é uma estratégia de indivíduos e organizações, em todo o mundo, na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. 

Em todo o Brasil, a rede Cáritas segue com o compromisso de conscientizar mulheres e meninas sobre as diferentes formas de violência que existem, para que denunciem e se libertem, assim como promove iniciativas para romper com os ciclos de opressão estruturados pelas diferenças de raça e gênero 

Projeto Orinoco

Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da rede Cáritas, financiado pelo Escritório de População, Refúgio e Migração do Governo dos Estados Unidos da América (PRM). O projeto consiste em uma ação humanitária que tem o objetivo central de construir e manter instalações sanitárias e promover o acesso a direitos sociais e a condições dignas de higiene, visando atender necessidades básicas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente migrantes e refugiados, e pessoas em situação de rua. 

Serviço

O quê: Fórum Enfrentamento às Desigualdades e à Violência Baseada em Gênero: Políticas Públicas para Mulheres e Meninas Migrantes e Refugiadas

Quando: 9 de dezembro de 2022, sexta-feira, 8h30 às 12h

Onde: Casa da Mulher Brasileira, Rua Uraricoera, S/N – São Vicente, Boa Vista – RR