Por Fernando Adas
Família reunida para a passagem do ano.
TV ligada mostrando os fogos nas diversas cidades do mundo.
Já é 2023 em Sidney… fogos. Em Tóquio… fogos. Paris… Lisboa…São Paulo…fogos.
De repente, Gabriel, o neto de sete anos, opina: “Os fogos mais bonitos foram os de Londres”.
“Mas os da Alemanha tinham corações coloridos”, argumenta sua irmã Aurora.
E o pai, para encerrar a discussão e mostrar neutralidade, sentencia: “Todos são muito parecidos”.
De fato, o céu iluminado na noite do Réveillon é muito semelhante em qualquer lugar do mundo.
É claro que o teor emocional da festa, faz com que cada país julgue sua celebração mais bonita. Entretanto, na prática, as luzes e diferenciais são fugazes e efêmeros.
Após os fogos, um comercial de automóvel surge na TV, com a promessa de fazer o novo ano mais charmoso e veloz.
Fico pensando sobre esse diferenciais prometidos que, de alguma forma, assemelham-se aos fogos de artifício.
Charme e velocidade são prometidos por muitos automotivos.
Qual seria o diferencial único e exclusivo para determinada marca?
Você que me lê agora, qual o seu diferencial único como pessoa, como profissional, como cidadão, amigo ou vizinho?
Acredito que 2023 será diferente e melhor se pensarmos sobre isso. As empresas também.
Campanhas publicitárias surgem barulhentas e brilhantes, a todo momento. Prometem cores, brilho, chamam a nossa atenção com explosões promocionais.
Mas, após os dez minutos iniciais, o que entregam efetivamente?
Tenho um vizinho que me fala “bom dia” todos os dias.
Mal o conheço, não sei o que faz da vida nem em quem votou para presidente. Mas sou cumprimentado por ele, diariamente, e isso me deixa feliz. Este seu diferencial me motiva a conhecê-lo melhor, a comentar sobre sua atitude positiva e talvez esta seja um pista inspiradora para os nossos diferenciais.
Pense nisso, questione o que você tem oferecido às pessoas, para que elas gostem e queiram você.
Faça o mesmo às suas marcas, seus produtos e serviços.
Desta forma, sua comunicação vai brilhar e conquistar simpatias não apenas na noite do Réveillon, mas ao longo do ano todo.
Fernando Adas é fundador e diretor de planejamento e atendimento da Fine Marketing e autor do livro “O Safado, a Biscate e Eu: causos, cases e casos de um publicitário indiscreto”.