Nesta terça-feira, 31 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). As unidades ajudam na proteção da biodiversidade local e contribuem para a expansão de áreas protegidas no país. Em Roraima, a RPPN Sesc Tepequém é uma importante ferramenta de preservação ambiental.
Localizada no município de Amajari, a 210km da capital Boa Vista, a RPPN Sesc Tepequém foi criada pela portaria nº 19 de 2001, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e possui 58,54 hectares.
“O Sesc Roraima tem desempenhado um papel fundamental para a sociedade. Com a Estância Ecológica Sesc Tepequém, possibilitamos atividades ecossistêmicas, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e valorização da história local”, enfatizou Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD Roraima.
Em uma região cercada de cachoeiras e biodiversidade incomparável, a RPPN Sesc Tepequém é cenário de diversas atividades de educação ambiental e turismo sustentável. Para a diretora do Sesc Roraima, Lisiane Gassner Carnetti, é gratificante contribuir para a preservação da fauna e flora locais.
“É um privilégio termos um ambiente rico em biodiversidade e que preza pela preservação dos recursos naturais. O contato com a natureza tem a capacidade de nos transformar e recarregar nossas energias. Por isso é tão importante preservarmos esse ecossistema”, afirmou a diretora.
Em parceria com instituições como Ibama e Universidade Federal de Roraima (UFRR), no ambiente é realizada a soltura de animais silvestres, levantamento de avifauna, além de pesquisas científicas. A região também é propícia para a prática de observação de aves e macacos.
“Com a elaboração do Plano de Manejo da RPPN Sesc Tepequém, que iniciará em março, dados sobre a mastofauna, herpetofauna, insetos, espécies arbóreas e epifíticas serão mapeadas para nortear as ações de usos da área. A partir das informações geradas por esses mapas, aprimoraremos as pesquisas desenvolvidas junto aos acadêmicos da UFRR, criaremos programas de educação ambiental e de enfrentamento das ameaças, além de definir os zoneamentos e adequação de infraestrutura”, explicou a gerente de Turismo do Sesc Roraima, Sabrina Viana.
A RPPN Sesc Tepequém é aberta para visitantes que queiram conhecê-la. Também é possível ficar hospedado na Estância Ecológica Sesc Tepequém e desfrutar de um ambiente confortável com restaurante, piscina natural, piscina aquecida com vista para o vale, sala de jogos, área esportiva, spa e, ainda, praticar atividades como arvorismo, tirolesa e trilhas.
Fonte: Ascom SESC