Detox antes da folia? Especialista orienta sobre cuidados com a alimentação

Com a proximidade do Carnaval muitas pessoas apostam em dietas “milagrosas” em busca do chamado ‘corpo perfeito’ durante a folia, mas, conforme especialistas em nutrição, essa fórmula pode causar riscos à saúde. Afinal, o chamado detox realmente resolve e é o ideal?

Para a professora de Nutrição do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Flávia Amaro, é preciso ter muito cuidado com essa prática. “Qualquer tipo de dieta mais específica deve ser acompanhada pelo nutricionista para que não cause danos à saúde do indivíduo. O profissional poderá ajustar o tipo de dieta e o seu tempo de execução, levando em consideração os dados de saúde e rotina do paciente”. 

Na verdade, de acordo com a profissional, é preciso mudar a alimentação e alguns hábitos precisam ser incluídos na rotina porque será essa combinação que trará mais benefícios para a saúde. “Realizar exercício físico regular, manter uma boa noite de sono e controlar o estresse são algumas ações importantes para alcançar uma vida saudável”, enumera a professora.

Segundo ela, os famosos sucos detox não prejudicam a saúde, mas não são uma solução mágica para enxugar a silhueta. “Mesmo que não exista dieta específica para fazer uma “faxina no organismo”, misturar alimentos saudáveis em um suco não é de todo mal e pode trazer benefícios à saúde. Eles são bons para incentivar e estimular o consumo de alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados”, explica.

De acordo com a especialista, o suco de vegetais é uma forma de consumir vegetais de forma prática ou como uma bebida saudável “por ser rica em nutrientes essenciais como antioxidantes, fibras e minerais”. “Mas não pode ser usado como uma solução mágica para a limpeza do nosso”, observa. 

Outras dicas da nutricionista são: consumir alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras; evitar o uso excessivo de açúcar; moderar o consumo de alimentos processados; evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; praticar exercício físico regular.

Ela indica duas receitas de sucos nutritivos: 

Receita 1

1 folha de couve;

Suco de ½ limão;

3 fatias de pepino com casca;

½ maçã vermelha com casca;

1 fatia de abacaxi

2500 ml de água ou água de coco.

Receita 2

1 copo de chá de hibisco;

5 morangos

Receita 3

1 folha de couve picada

1 laranja sem casca

1 cm de gengibre picado

400 ml de água de coco gelada

Hortelã a gosto