São Paulo, 7 de março de 2023 – Iniciar o próprio negócio e conquistar a tão sonhada independência financeira é o objetivo de milhares de brasileiras. O Brasil é a 5ª maior economia empreendedora do mundo*, e de acordo com dados do SEBRAE, mais de 11,5 milhões de microempresas foram abertas em 2022. Elisandra Blank, consultora oficial do Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, ensina cinco principais dicas para empreendedoras iniciarem seus negócios online com o pé direito.
Elisandra, que começou sua trajetória profissional em sua cidade natal, em Americana, no interior de São Paulo, conta que para iniciar é preciso querer fazer dar certo e dar o primeiro passo, “No começo eu não tinha nem computador, usava o dos correios da minha cidade para vender algumas peças que sobrava da marcenaria do meu irmão”. Há 18 anos cadastrada como vendedora do Mercado Livre, ela explica que com o passar dos anos as vendas foram crescendo, e ela passou a incentivar mais mulheres a venderem, “Fui ganhando mais experiência, reputação e ampliando as opções de produtos oferecidos. Durante a pandemia, os lojistas da cidade batiam na minha porta me pedindo ajuda para vender online, e isso me direcionou a um novo segmento de atuação. Hoje além das vendas via plataforma, tenho como meta ajudar empreendedoras a conquistarem cada vez mais seu lugar ao sol”.
Confira as dicas dadas pela especialista:
1- Aproveite o ecossistema Mercado Livre: Ao abrir a conta no Mercado Livre dedique-se a fazer a validação correta, com o preenchimento completo das informações. Aproveite para fazer seu registro também no Mercado Pago, com o mesmo e-mail e senha, para unir e aproveitar todo o ecossistema que o e-commerce tem a oferecer. Quando você une os dois facilitará o momento do recebimento pelas vendas.
2- Prepare-se: Atender a necessidade de seus futuros clientes será a sua prioridade! Escolha 5 produtos principais para a sua loja e faça um estoque mínimo. Evite réplicas e opte por produtos que estejam em alta. O próprio site elenca os produtos mais pesquisados e desejados, tire um tempinho para estudá-los https://tendencias.mercadolivre.com.br/. Se atente ao preenchimento dos anúncios, costumo falar que eles devem ser ‘padrão estrela’, que vão brilhar os olhos de seu cliente. Isso significa que é preciso se atentar aos detalhes do produto, incluir fotos, deixar a descrição mais completa possível, para que ele não saia da sua página com dúvidas. Não se esqueça que o anúncio é como uma vitrine, quanto mais atrativa e organizada melhor! Isso passa confiança ao comprador e aumenta as suas chances de vender. Suas 10 primeiras vendas são muito importantes, pois é quando você começa a construir sua reputação no e-commerce!
3- Cadastrando os produtos na plataforma:Tire um tempinho para pensar como seu cliente chegará até o seu anúncio. Tudo precisa ser pensado, principalmente qual palavra-chave utilizará. Pense com a cabeça de consumidor, de que forma as pessoas procuram seu produto, e utilize palavras-chave que façam sentido no Brasil não só em sua região. Ao defini-las, monte seu anúncio com essa palavra no título. Você também pode criar anúncios diferentes, clássico/premium para alcançar diferentes públicos.
4- Precificação correta: Essa dica é essencial, pois no final do mês a conta tem que fechar e você lucrar! O e-commerce oferece um simulador de custos que facilita a sua vida! Visite www.mercadolivre.com.br/simulador-de-custos ou, durante o processo de criação de um anúncio, na hora de definir o preço do seu produto, clique em “Ir para simulador de custos”. Quando acessar a ferramenta: Selecione a categoria e a condição do seu produto. Insira o preço do produto que quer anunciar. Escolha o tipo de anúncio e as condições de envio e pronto! Você pode conferir a estimativa de custos e qual valor você receberá por uma venda.
5- Divulgue: Você tem que aproveitar o ecossistema completo que Mercado Livre oferece. O e-commerce é a sua loja, utiliza Mercado pago para as transações financeiras, e o Mercado Shops será o seu site de forma gratuita! Aproveite que grande parte da população passa horas nas redes sociais e prepare o perfil da sua loja no Instagram e na bioinclua o link da sua página do Mercado Shops. Utilize as redes sociais a seu favor e chame seguidores para conhecer a sua loja, é por meio dela que você vai dar os seus primeiros passos no Mercado Livre. Só o fato das pessoas clicarem para conhecer sua página, o algoritmo entende que seus produtos estão tendo procura, e sua loja terá mais destaque nas buscas.
A consultora do Mercado Livre, finaliza, “Nunca é tarde demais para se começar! As mulheres estão desempenhando um papel importante no mercado de e-commerce, tanto como consumidoras quanto como empreendedoras. E hoje é possível mudar a sua vida nesse mundo tão lucrativo”.
*Pesquisa GEM 2021/2022 – Global Entrepreuneurship Monitor – Pesquisa produzida pelo IBPQ (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade em parceria com o Sebrae
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.