Serasa contra as fraudes: nove passos para proteger dados pessoais

Atentos às movimentações no ambiente digital, criminosos investem constantemente em novos métodos para ludibriar consumidores e acessar informações sigilosas, disponibilizadas em sites ou redes sociais. Além das fraudes envolvendo meios de pagamentos, os dados pessoais também podem ser alvos de golpes, causando danos financeiros e riscos na vida individual dos titulares atingidos.

Em vigor no Brasil desde 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados, existe para regulamentar o uso e tratamento dos dados. De acordo com as informações governamentais, dados pessoais representam “informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável”.  Nessa definição, incluem-se as seguintes informações: nome e sobrenome; endereço residencial; endereço de e-mail; data de nascimento; gênero; informações sobre documentos públicos (CPF, RG e Carteira de Trabalho); dados de geolocalização de u/m telefone celular e número de telefone pessoal.

“Cada cadastro a ser preenchido na internet, solicita dados de identificação”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa. “Por isso, é preciso ter cuidado com quem compartilha qualquer informação e sempre avaliar a finalidade do serviço. Quanto mais controle o consumidor tem dos seus dados, corre menos risco de cair em golpes e fraudes”.

Na última divulgação da campanha Serasa Contra as Fraudes, a empresa apresenta nove passos simples para reforçar a segurança de dados pessoais na internet:

1.      Crie backups dos dados armazenados, principalmente em nuvem;

2.      Ative a criptografia nos discos e mídias externas, como dispositivos móveis;

3.      Crie senhas fortes, que contenham a combinação de caracteres especiais, letras maiúsculas, minúsculas e números, evitando utilizar dados pessoais ou palavras comuns;

4.      Habilite a verificação de senhas em duas etapas, sempre que disponível, principalmente em sistemas de armazenamento em nuvem e aplicativos de mensagens;

5.      Instale somente aplicativos de fontes e lojas oficiais;

6.      Atualize o sistema operacional e os aplicativos com regularidade;

7.      Apague os dados armazenados antes de se desfazer dos equipamentos e das mídias;

8.      Desconfie de links recebidos por aplicativos de mensagens;

9.      Limite a divulgação ou fornecimento de dados pessoais na Internet, inclusive para redes sociais, ou para empresas, aos casos estritamente necessários.

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Mesmo com todos os cuidados, os golpes ainda podem atingir consumidores em seus momentos mais vulneráveis no ambiente digital. “Caso uma informação seja hackeada e utilizada indevidamente por um terceiro, o indivíduo pode tomar algumas medidas para resolver ou amenizar a situação, como trocar todas as senhas e comunicar amigos, familiares e as instituições financeiras, para identificar possíveis movimentações suspeitas”, afirma Aline.

Além disso, o acompanhamento regular do CPF é uma estratégia funcional para agir antes que o problema fuja do controle. Para ter mais segurança e tranquilidade, a Serasa oferece seu serviço de assinatura para monitorar o uso dos seus dados e garantir mais segurança. O Serasa Premium envia notificações ao usuário sempre que houver consultas ao CPF, abertura de empresas em seu nome, vazamento de dados na Dark Web e acesso a um canal de atendimento exclusivo e consultoria personalizada.