Migrantes venezuelanas recebem equipamentos para iniciar o próprio negócio na área gastronômica

Nesta sexta-feira (30), às 9h, 50 mulheres migrantes e refugiadas venezuelanas serão contempladas com a entrega de kits completos de apoio para iniciarem o próprio negócio na área gastronômica. A iniciativa é da Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos com a implementação da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA Núcleo Roraima, com início às 9h, e acontecerá na sede da Agência SICREDI, localizada na Avenida Ville Roy, 5480, bairro Centro – Boa Vista (RR).

Todas as beneficiadas são formandas da primeira edição do “Mujeres Fuertes” em Roraima, que promove ações de empoderamento, capacitação profissional, psicossocial, finanças e incentivo ao empreendedorismo para mulheres venezuelanas.

O projeto é resultado de uma pesquisa do Hermanitos, realizada em 2021, na capital amazonense, apontando que 78% de 2.596 famílias têm mulheres como responsáveis pelas despesas da casa. Além disso, nos cursos e capacitações oferecidos, em 2021, as mulheres foram predominantes com participação superior a 70% e com algumas turmas que tiveram 90% de participação feminina.

O “Mujeres Fuertes” é realizado pelo Hermanitos e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) de Roraima, com verba oriunda de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho – Amazonas e Roraima (MPT AM/RR), e tem apoio do Tribunal Regional da 11ª Região (TRT 11° Região), da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Operação Acolhida.