UERR completa 18 anos com investimentos em tecnologia e aumento na oferta de cursos

Aniversário será comemorado nesta sexta, 10, com homenagens à comunidade acadêmica

Nesta sexta-feira, 10 de novembro de 2023, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) comemora 18 anos de existência entre as 193 melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, segundo o Ranking Universitário, que avaliou 2.400 IES do país. São quase duas décadas de avanços e contribuições para o desenvolvimento do Estado de Roraima. Para celebrar a data, a UERR programou eventos culturais e homenagens às pessoas que marcaram sua história.

A programação terá início às 10 horas, no auditório da Reitoria, com a homenagem aos servidores técnicos e professores escolhidos pela comunidade acadêmica como destaques em suas áreas de atuação. Logo em seguida, ocorrerá a cerimônia de entrega das premiações aos vencedores do concurso Seleção Fotográfica UERR 18 Anos. Três fotografias foram escolhidas por meio de votação popular nas redes sociais. Na sequência, será a vez dos vencedores do Prêmio UERR de Literatura 2023 (nas categorias poema e conto). Ambos os editais foram lançados no mês passado, direcionados à comunidade acadêmica. 

Depois das premiações serão retomadas as solenidades de homenagens. Ainda no turno da manhã, será inaugurada a Galeria dos Reitores, com fotos dos gestores que contribuíram para o desenvolvimento da UERR. Encerrando a programação, às 19 horas, a UERR concederá os títulos de Honoris Causa, Mérito Universitário, Professor Emérito e Honra ao Mérito a pessoas que ajudaram na consolidação da Universidade Estadual.

Nesses 18 anos de criação, a UERR realizou sonhos, transformou a vida de milhares de pessoas e tem feito a diferença na área da Educação em Roraima. Com isso, tornou-se referência na Região Norte e Nordeste devido aos investimentos em tecnologias e equipamentos de última geração, que otimizam o trabalho administrativo e reforçam a estrutura dos laboratórios e bibliotecas na capital e no interior.

O reitor da UERR, Prof. Dr. Regys Freitas, destaca a valorização dos servidores e docentes. “O diferencial do ensino na nossa instituição está na qualificação dos nossos 141 técnicos e 191 professores, cuja maioria tem doutorado e pós-doutorado e tem trabalhos publicados no mundo inteiro”, ressalta. “Com ensino, pesquisa e extensão, a UERR promove o crescimento dos cidadãos, reduz desigualdades e oportuniza o acesso gratuito à educação”, completa.

Mais de 6.600 profissionais já foram qualificados pela UERR e mais de 2.000 alunos se preparam para entrar no mercado de trabalho. São 32 cursos em andamento, da segunda licenciatura à pós-graduação, sendo seis especializações, cinco mestrados, um doutorado e quatro DINTER’s concluídos recentemente. “Para nossos alunos, isso é garantia de formação acadêmica e continuada de qualidade”, frisa o reitor.

Em 2023, foram implantados novos projetos sociais como cursos gratuitos de capacitação e o Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa. Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Centro de Referência Paralímpico de Roraima, coordenado pela UERR, aumentou a oferta gratuita de modalidades esportivas que auxiliam no desenvolvimento de centenas de crianças e adolescentes com deficiência.

No interior de Roraima, a UERR ampliou as oportunidades de acesso ao Ensino Superior com o lançamento do Vestibular EAD. Neste ano foram abertas 450 vagas para cinco cursos. Ainda na modalidade ensino à distância, foi criado o Curso de Licenciatura em Ciências Humanas com Ênfase na Educação Indígena, mais uma iniciativa da UERR de apoio e incentivo à Educação Indígena em Roraima. O estado tem a maior população indígena do país, proporcionalmente. 

— 

Assessoria de Comunicação

Universidade Estadual de Roraima – UERR 

(95) 2121-0913

(95) 99971-4230

(95) 98121-9932