Comunidades indígenas são beneficiadas com cursos de extensão pelo IFRR

Teve inicio nessa quarta-feira, 19, o curso livre de Inglês Básico ministrado pelo aluno do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista Centro (IFRR-CBVC), Celso de Souza Felício, na comunidade indígena Serra do Truaru, na Terra Indígena Serra da Moça, em Boa Vista. A qualificação terá carga horária de 40 horas e tem como público-alvo jovens e adultos.

Outra ação é o curso Artesão de Pintura em Tecido, do Programa Mulheres Mil no IF Comunidade Itinerante, que será ministrado pela colaboradora Raimunda Reis dos Santos, também na comunidade Indígena Serra do Truaru. A capacitação terá carga horária de 40 horas e tem como público-alvo mulheres jovens e adultas da comunidade. Por meio desta ação mais 30 mulheres serão beneficiadas.

Outros dois cursos desenvolvidos como parte da programação do IF Comunidade Itinerante foram encerrados e certificados. Por meio do curso de Informática Básica, realizado na Comunidade Indígena Canuanim foram certificados 17 alunos indígenas. Nessa comunidade também foram ofertados os cursos de Horticultura, com 18 certificações e Espanhol, com 19 concluintes. Já no curso Formação Docente para a Educação na Cultura Digital foram certificados 13 professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS), localizada no Bairro São Francisco, em Boa Vista. A EEPCS também está sendo beneficiada com o Projeto de Extensão Como Organizar e Gerenciar uma Feira de Ciências, o qual será encerrado no próximo dia 22 (sábado), com a realização da Feira de Ciência da escola.

A Diretoria de Extensão (DIREX-CBVC) por meio da Coordenação de Projetos de Extensão e a Coordenação da Biblioteca (COB-CBVC) está concluindo um projeto para a realização de uma oficina para as mesmas comunidades, tendo como objetivo capacitar disseminadores de leitura dentro das comunidades, que possam contribuir não só com o incentivo à adoção do hábito da leitura, mas na organização e manutenção de espaços já existentes nas comunidades que serão aproveitados para desenvolver atividades culturais como sessão de cinema e produção de jogos didáticos.

Outros cursos – Também teve inicio no dia 11 de outubro, nas Comunidades Indígenas do Truaru e Malacacheta os cursos livres de Espanhol tendo como público-alvo servidores, professores e demais pessoas das comunidades.

Fonte: Ascom IFRR-CBVC